Polícia
Publicado em 05/05/2025, às 06h58 Redação
O Governo do Rio Grande do Norte lança besta segunda-feira (05) a Campanha “RN FAZ BONITO”. Trata-se de uma ação de enfrentamento e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Na ocasião, serão apresentados dados, estratégias e calendário de ações como o seminário que acontecerá no mês de maio.
Estarão presentes a secretária da SEMJIDH, Júlia Arruda, o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo, o diretor do Departamento de Proteção aos Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) da Polícia Civil, delegado Ricardo Neto, a secretária do Trabalho, Habitação e da Ação Social (SETHAS), Iris Oliveira, além da equipe técnica das pastas relacionadas ao assunto.
Leia mais
RN FAZ BONITO
A campanha “RN FAZ BONITO” visa mobilizar a sociedade e fortalecer as ações de proteção a crianças e adolescentes, em alusão ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Ação integrada
A edição 2025 envolve: SESED (Polícia Civil, Polícia Militar, ITEP e Corpo de Bombeiros Militar), SEMJIDH, SETHAS, CONSEC/RN, SEEC e SESAP. A ação se soma à Operação “Caminhos Seguros” e outras iniciativas do Governo do RN.
Lançamento
Data: 05 de maio de 2025
Hora: 10h30
Local: Gabinete de Gestão Integrada – SESED
(Escola de Governo, Centro Administrativo do Estado)
Violência
A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma grave violação de direitos humanos e ainda uma realidade alarmante no Brasil. Somente em 2023, foram registradas 57.698 notificações de casos envolvendo vítimas de até 19 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. A maioria dessas vítimas são meninas, e muitas das agressões ocorrem dentro da própria casa, um ambiente que deveria representar proteção.
Diante desse cenário, é fundamental que toda a sociedade esteja atenta aos sinais, saiba como acolher vítimas e, principalmente, conheça os caminhos para realizar uma denúncia segura e eficaz. Agir com responsabilidade pode ser decisivo para interromper um ciclo de violência e garantir a proteção de uma criança ou de um adolescente.
Classificação Indicativa: Livre