Polícia
Publicado em 29/07/2025, às 08h50 Dani Oliveira
O atirador entra determinado e impassivel dentro de um edifício comercial em Manhattan, Nova York, nos Estados Unidos; e em um ataque a tiros cinco pessoas – incluindo o atirador – morreram na noite desta segunda-feira (28).
Quem era o atirador
O autor dos disparos, que teria agido sozinho, foi identificado como Shane Devon Tamura, de 27 anos, natural de Las Vegas. Segundo a imprensa norte-americana, entre as vítimas estão um policial e três civis.
O ataque ocorreu no número 345 da Park Avenue, onde funcionam empresas como a Blackstone, a KPMG e a sede da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos, de acordo com a NBC News.
Sobre a motivação do crime
Ainda não se sabe a motivação do crime. Shane Devon Tamura foi encontrado morto no local, e a suspeita é de que ele tenha tirado a própria vida após o ataque.
Segundo a CNN Internacional, o suspeito iniciou uma troca de tiros com a polícia no saguão do arranha-céu antes de subir ao 33º andar. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que ele entra no prédio, usando óculos escuros e segurando uma arma em uma das mãos.
Detalhes do crime
De acordo com a chefe da polícia de Nova York, Jessica Tisch, câmeras de segurança registraram o momento em que o homem saiu de um carro preto empunhando um fuzil M-4. Ainda segundo ela, o agressor, que tinha histórico de transtornos psiquiátricos, demonstrava clara intenção de atacar o prédio número 345 da Park Avenue.
Um grande contingente policial foi mobilizado, com centenas de agentes atuando na área. As autoridades também isolaram a região, criando um perímetro de segurança ao redor do edifício.
O prefeito de Nova York, Eric Adams, publicou um vídeo no X diretamente do local do ataque, confirmando que o atirador foi “neutralizado”. A mesma informação foi reforçada pela comissária Jessica S. Tisch, em uma mensagem também divulgada na rede social.
Classificação Indicativa: Livre