Polícia
Publicado em 23/05/2025, às 15h49 Redação
Tem chamado a atenção a quantidade de motoristas idosos presos ou autuados por embriaguez ao volante no Rio Grande do Norte. Sinal de que a experiência nem sempre ensina. Somente em 2025, pelo menos 19 de 105 condutores de veículos flagrados bêbados no estado tinham mais de 60 anos de idade, o que representa 18% do total. Dentre eles, um de 74 anos.
Os motoristas nas faixas etárias de 31 a 40 anos e de 41 e 50 anos são a maioria. Cada faixa etária aparece na planilha do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) com 30% dos casos registrados.
Segundo o CPRE, é importante esclarecer que foram realizados 216 procedimentos (criminais e administrativos) contra motoristas pegos embriagados no estado. Porém, 111 deles não tiveram as idades confirmadas oficialmente. Isso acontece quando os condutores se recusam a informar a idade ou estão sem documentação devida que a comprove.
Um caso marcante
Na noite do dia 18 deste mês, Flávia Talita da Silva, de 38 anos, morreu atropelada por um carro que invadiu o canteiro central de uma praça no município de Cerro Corá, na região Seridó do Rio Grande do Norte. O caso aconteceu na praça Maria Luzia Guimarães. O motorista do veículo, Cícero Quirino da Silva, de 69 anos, apresentava sinais de embriaguez no momento do acidente. O idoso foi preso em flagrante e permanece à disposição da Justiça.
Abaixo, veja as faixas etárias e quantos cada uma representa no universo de presos e autuados por embriaguez ao volante no RN em 2025. Os dados são do período de 1º de janeiro a 21 de maio.
Fonte: CPRE/PM
Classificação Indicativa: Livre