Negócios
A empresa Turc Operações Marítimas, atuante na área de engenharia e manutenção naval no Rio Grande do Norte, foi a vencedora do leilão de concessão do Terminal Pesqueiro Público de Natal.
O leilão foi realizado na tarde desta segunda-feira (18) pelo Ministério da Pesca e da Aquicultura na bolsa de valores B3, em São Paulo.
Houve a abertura da proposta comercial válida da empresa Turc Operações Marítimas Ltda, que ofertou R$ 21 mil em valor de outorga e ganhou o leilão. A empresa foi a única a seguir todas as regras previstas no edital.
A proposta da empresa foi a única habilitada no certame, e a companhia será responsável, por 20 anos, pela administração, revitalização e modernização necessárias à estrutura do terminal. O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, acompanhou o leilão ao lado do secretário-executivo e Ministro em exercício do MPA, Édipo Araujo.
O Terminal Pesqueiro de Natal é de fundamental importância para a atividade no Rio Grande do Norte, tanto da pesca artesanal quanto industrial, principalmente visando atender à pesca do atum e às atividades da aquicultura, principais produtos da cesta de exportação local.
O secretário da SAPE, Guilherme Saldanha, representando o Governo do Rio Grande do Norte, destaca a importância para o desenvolvimento do setor com o funcionamento do Terminal Pesqueiro Público de Natal, instalado às margens do Rio Potengi.
“Um dia histórico e muito importante para o estado do Rio Grande do Norte. Nós que somos um dos maiores exportadores de atum do Brasil, que temos 340 km de costa, que envolvem não somente a pesca industrial, mas também a pesca artesanal bastante distribuída em todo o litoral; nós que somos o segundo maior produtor de camarão em cativeiro no país, depois de 15 anos, ver a possibilidade de o Terminal Pesqueiro Público, agora com a iniciativa privada, entrar em operação, é um marco histórico e um dia a ser celebrado. O leilão foi positivo”, afirmou Guilherme Saldanha, acrescentando que a expectativa é de crescimento ainda maior nessa atividade.
Que retomemos as exportações para o mercado europeu, que abramos o mercado chinês, o que será importante para o crescimento sustentável desta atividade. Estão de parabéns toda a indústria pesqueira e a pesca artesanal do Rio Grande do Norte”, finalizou.
Localizado no bairro da Ribeira, nas proximidades do Porto de Natal, a estrutura do Terminal Pesqueiro ocupa um terreno de 13.500 metros quadrados, com área construída de 4.800 m². O terminal começou a ser construído em 2009, mas teve a obra interrompida quando estava com 95% da estrutura já executada em 2010 e não chegou a entrar em operação.
Leia também
Classificação Indicativa: Livre