Cidades

Mossoró abre as portas da maior feira de fruticultura da América Latina

Reprodução
A Expofruit 2025, realizada em Mossoró, reúne expositores de 13 países e promete novas parcerias comerciais durante sua programação  |   BNews Natal - Divulgação Reprodução
Sammara Bezerra

por Sammara Bezerra

[email protected]

Publicado em 21/08/2025, às 09h27



A maior feira de fruticultura da America Latina, a Expofruit, teve sua abertura nesta quarta-feira (20), em Mossoró (RN). A exposição realizada na Estação das Artes reuniu mais de 300 expositores, que veem na feira uma oportunidade de realizar novas parcerias comerciais.

A solenidade de abertura da Expofruit 2025 contou com a presença de representantes comerciais de 13 países, parlamentares do RN, como Fernando Mineiro (PT) e Isolda Dantas (PT), além da Governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT) e o prefeito da cidade, Alysson Bezerra (União Brasil).
solenidade expofruit
Fátima Bezerra enfatiza o programa Exporta Mais Brasil e discute a taxação de produtos brasileiros nos EUA durante a abertura da feira.
Ambos celebraram a feira e a importância da realização. Em coletiva, Fátima Bezerra destacou a iniciativa Exporta Mais Brasil, programa que será trabalhado durante os dias de exposição pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex Brasil). 
Segundo a Governadora do RN, a Expofrut se consolida, a cada ano, como um dos maiores eventos exatamente nesse setor.
"A realização desse evento é uma alegria pra nós, porque o Governo do Estado tem mantido um diálogo permanente com o setor produtivo, através da COEX", afirmou Fátima Bezerra. 
Na ocasião, a Governadora do RN ainda comentou sobre a taxação de 50% dos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros, e destacou as medidas tomadas pelo Estado.
"A taxação é uma coisa abominável, motivada por interesses políticos mesquinhos, por um país que mantém relações de negócio com o Brasil há 200 anos. Nós nem esperamos as medidas do Governo Federal, aqui mesmo já entrou em vigor as medidas desde julho", pontuou Fátima Bezerra.

Já o anfitrião do evento, o prefeito Alysson Bezerra afirmou um investimento de 100 mil reais para a realização da programação, que segue até sexta-feira (22). 

"Para nós é gratificante, porque isso gera emprego,  gera renda e oportunidade, além de valorizar o produtor rural. E a Prefeitura de Mossoró apoia mais um ano a Expofruit que é a maior feira de fruticultura irrigada de todo o mundo", destacou Alysson Bezerra em coletiva de imprensa. 

Fabio Queiroga, presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte (COEX), destacou a importância da Expofruit para comerciantes potiguares.

"Todos esses expositores que ocupam os 300 estandes geram a expectativa de venda de 80 milhões de dólares, trazendo tecnologia e inovação para que a gente possa transformar todo o nosso potencial em qualidade, com muita produtividade, atendendo os mercados mais exigentes do planeta", afirmou Queiroga. 

Feito Potiguar

Além de representantes comerciais, a Feira conta com a parceria do Sebrae RN, que traz para a exposição o Feito Potiguar, um programa de selo e de valorização da produção local. 
O Superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo, comentou sobre a participação e a parceria com a Expofruit. 
"Nesse embalo de resgatar nossa autoestima fazemos a nossa parte, que é valorizar quem produz no RN. Somente hoje, oito empresas aqui da região receberam o selo do Feito Potiguar, sendo sete desses produtores de frutas", destacou Zeca Melo.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating