Negócios
Publicado em 11/07/2025, às 14h20 Júnior Teixeira
As exportações brasileiras de pescados que tinham como destino os Estados Unidos foram suspensas nesta semana. A informação foi divulgada pela Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca).
A medida divulgada por Trump nesta semana (tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros) já cuasa impacto direto no setor: pelo menos 1.500 toneladas de peixes e frutos do mar deixaram de ser embarcadas desde a última quinta-feira (10), segundo informações da Abipesca.
Jairo Gund, diretor-executivo da Abipesca, disse que contêineres com os produtos estão parados em portos loclizados na Bahia, no Ceará e no Pernambuco.
O motivo da suspensão é a preocupação gerada pelo anúncio feito por Donald Trump, que prometeu aplicar uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil a partir de 1º de agosto.
Receio dos empresários
Geralmente, o transporte marítimo até os Estados Unidos leva três semanas. Os empresários norte-americanos demonstram receio de que produtos cheguem ao destino já sob as novas regras tarifárias, podendo gerar perdas significativas, tanto para os importadores quanto para os exportadores brasileiros.
leia também
Tarifa de 50% dos EUA pode baratear carne e café no Brasil, avalia Ministério da Fazenda
Copia e cola? Carta de Trump a Lula tem mesmo parágrafo enviado a outros 21 países; confira
Tensão diplomática
Essa suspensão acontece em meio ao aumento das tensões diplomáticas entre os dois países, após a carta enviada por Trump ao governo brasileiro com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao processo judicial que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A retaliação comercial anunciada por Trump já gerou reações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que prometeu responder à medida com base na Lei de Reciprocidade Econômica.
Classificação Indicativa: Livre