Negócios

Entenda as novas regras de segurança para as chaves Pix

Imagem Entenda as novas regras de segurança para as chaves Pix
O Banco Central alterou as regras para cadastro de chaves Pix com o objetivo de evitar fraudes, como inclusão de pessoas mortas em chaves de terceiros  |   BNews Natal - Divulgação

Publicado em 14/07/2025, às 15h18   BNews Natal



Desde o início do mês o Banco Central do Brasil (BC) alterou as regras para cadastro de chaves Pix. Significa que os bancos já são obrigados a verificar com a Receita Federal as informações vinculadas ao Pix para evitar fraudes, como inclusão de pessoas mortas em chaves de terceiros, por exemplo.

O objetivo das novas medidas de segurança é melhorar a fiscalização das operações. Em caso de inconsistências, as chaves Pix deverão ser excluídas. A mudanças afetará apenas 1% das chaves cadastradas.

Por que foram implantadas novas medidas de segurança?

O BC afirmou que o principal objetivo é evitar que criminosos insiram um nome diferente em uma chave Pix do nome registrado na base de dados da Receita Federal. Essa situação ocorre por erro das instituições financeiras e tem sido usada por fraudadores para dificultar o rastreamento.

Uma das fraudes mais comuns, que deve ser dificultada com as novas regras, é a inclusão de pessoas mortas em chaves de terceiros.

O que mudou?

Desde o dia 1º de julho, sempre que há uma nova ação relacionada a chaves Pix - seja registro, mudança de informações ou pedido de portabilidade, por exemplo -, as instituições financeiras e de pagamento devem verificar o cadastro.

Caso seja constatada alguma irregularidade, a chave deverá ser excluída. Pessoas físicas e jurídicas que usam códigos aleatórios ou e-mail como chave não podem mais alterar as informações vinculadas a ela.

Quem será afetado pelas mudanças?

A mudança afetará apenas 1% das chaves Pix cadastradas. Entre as pessoas físicas, as principais razões para exclusão das chaves são grafia inconsistente (4,5 milhões) ou falecimento (3,5 milhões). Pouco mais de 50 mil chaves serão excluídas por problemas com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) - por estar suspenso, cancelado ou nulo.

As novas regras também afetarão cadastros de pessoas jurídicas. Quase 1,7 milhões de empresas terão chaves excluídas por estarem relacionadas a registros no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) inaptos, baixados ou suspensos. A exclusão começou a partir deste mês.

Anúncio marcado por divulgação de fake news

O Banco Central afirmou que as medidas foram alvo de fake news na época do anúncio, fato ocorrido em março deste ano. Uma das notícias falsas que circularam dizia que quem deve impostos ou está com o nome sujo teria a chave Pix cancelada, o que não é verdade, de acordo com a instituição.

As medidas só abrangem quem tem problemas cadastrais na Receita Federal.

Leia também

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating