Negócios
por José Nilton Jr.
Publicado em 04/08/2025, às 14h12
Foi anunciado nesta segunda-feira (4) pela BP Energy, uma companhia britânica que atua no setor de energia, a descoberta de uma reserva de pretróleo no pré-sal localizada na Bacia de Santos, que fica cerca de 404 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. A BP Energy considera a descoberta, no bloco Bumerange, a maior em 25 anos.
Segundo informações da companhia britânica, o poço perfurado possui, aproximadamente, 5.855 metros de profundidade. Além disso, ele atravessa um reservatório considerado de alta qualidade, e tem uma coluna composta por hidrocarbonetos que se estende por mais de 300 km², sendo uma área comparável à cidade de Fortaleza (CE).
"Estamos muito animados em comunicar essa descoberta relevante em Bumerangue, que é a maior da BP em 25 anos", disse Gordon Birrell, vice-presidente executivo de Produção e Operações da BP Energy.
De acordo com Gordon Birrell, a companhia visa criar um centro de produção robusto no Brasil, com o objetivo de consolidar a presença da empresa em uma das áreas mais estratégicas para a exploração de petróleo no mundo.
Bloco 100% da BP e área com alta concentração de CO₂
O trabalho de perfuração começou no ano de 2022, logo após o bloco ser adquirido por meio de leilão realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A companhia britânica possui 100% de participação no Bumerangue, e, de acordo com o contrato de partilha com o governo do Brasil, 5,9% do óleo excedente será destinado à União, que é representada pela estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).
Leia também
Petroleiros exigem exploração de área que vai do Rio Grande do Norte ao Amapá
A partir dos primeiros testes, foram registrados altos níveis de dióxido de carbono (CO₂) na reserva. A empresa disse que novas análises serão conduzidas para avaliar a viabilidade e os impactos da produção na área.
Classificação Indicativa: Livre