Negócios
por José Nilton Jr.
Publicado em 10/10/2025, às 13h56
Nesta sexta-feira (10), Carlos Vieira, atual presidente da Caixa Econômica Federal, anunciou o retorno do financiamento de até 80% no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A medida, anunciada durante uma cerimônia em São Paulo, foi recebida com aplausos e comemorada por representantes do setor da construção civil.
Durante o evento, o presidente da Caixa também deu destaque para a decisão da Câmara dos Deputados, articulada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o apoio do Banco Central, de elevar o limite do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) para R$ 2,25 milhões.
De acordo com Vieira, o conjunto dessas ações tem o objetivo de estimular investimentos, além de gerar empregos e fortalecer a confiança no governo e nas instituições financeiras.
O anúncio do novo crédito aconteceu no mesmo dia em que o governo federal apresentou um novo pacote voltado para o setor imobiliário. Nele, constam medidas que ampliam o acesso à moradia para a classe média e criam um programa de financiamento para reformas e melhorias residenciais.
Leia também
A partir disso, o governo reforça suas ações para dinamizar o mercado habitacional e atender uma faixa de renda que, até então, ficava fora do alcance de programas tradicionais de moradia. Outro ponto é o estímulo do consumo e a geração de empregos, especialmente em um momento de recuperação econômica e de expectativa por novos investimentos públicos e privados.
As medidas surgem a um ano das eleições presidenciais de 2026, período em que o presidente Lula deve buscar a reeleição. O novo pacote habitacional se soma a outras ações voltadas para a classe média, como a criação da Faixa 4 do programa Minha Casa, Minha Vida.
Classificação Indicativa: Livre