Negócios

Aumento nos preços dos supermercados: 73,7% dos brasileiros responsabilizam governo Lula, diz pesquisa

O levantamento destaca que a percepção de alta nos preços é compartilhada por uma ampla maioria em todas as regiões do Brasil - Valter Campanato/Agência Brasil
O levantamento do Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 2.020 eleitores em 160 municípios de todos os estados do Brasil  |   BNews Natal - Divulgação O levantamento destaca que a percepção de alta nos preços é compartilhada por uma ampla maioria em todas as regiões do Brasil - Valter Campanato/Agência Brasil

Publicado em 25/04/2025, às 13h56   Redação



Uma nova pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas revelou que 73,7% dos brasileiros acreditam que o aumento nos preços dos supermercados é responsabilidade do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A pesquisa abrangeu todos os 26 estados e o Distrito Federal, e indica que apenas 7,1% dos entrevistados consideram que os preços diminuíram após a posse de Lula, enquanto 16,9% acreditam que permanecem estáveis.

O levantamento destaca que a percepção de alta nos preços é compartilhada por uma ampla maioria em todas as regiões do Brasil, inclusive no Nordeste, tradicionalmente considerado uma região de apoio ao presidente. Na região Sul, o percentual de críticos à alta nos preços é ainda mais elevado, atingindo 78,5% dos entrevistados.

As regiões Norte e Centro-Oeste também apresentaram índices altos, com 76,9% das respostas responsabilizando o governo atual pela inflação nos supermercados. No Sudeste, 76,6% compartilham da mesma opinião, enquanto no Nordeste esse número é de 65,1%.

Expectativa de Melhora na Situação Econômica é Baixa

A pesquisa também revela um cenário de pessimismo em relação à recuperação da economia durante o atual governo. Apenas 25,7% dos entrevistados estão otimistas, acreditando que a situação econômica vai melhorar e que a maioria dos brasileiros conseguirá comprar itens com mais facilidade. Por outro lado, exatos 68,4% dos entrevistados não acreditam que a situação vai melhorar até o final do mandato do presidente.

O levantamento do Paraná Pesquisas entrevistou presencialmente 2.020 eleitores em 160 municípios de todos os estados do Brasil. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating