Geral
O WhatsApp hoje conta mais de 2,7 bilhões de usuários no mundo todo, para seguir evoluindo e melhorando a experiência da maioria de seus clientes, ele oferece atualizacões constantes, que liberam novas funções.
O problema dessas atualizações é que elas deixam alguns usuários para trás, por conta de aparelhos que não suportam as novas configurações. Segundo O Globo, uma nova grande atualização chega agora em outubro e como de costume, o WhatsApp vai parar de funcionar em alguns modelos de aparelho.
Um critério muito simples, que não é escolhido pela META (empresa dona do WhatsApp), mas funciona de forma quase que automática, todos os aparelhos acima já tem pelo menos 8 ou 9 anos de fabricação, dificultando assim receber as melhorias que a nova versão do app está prestes a fazer.
O primeiro passo, caso seu aparelho esteja na lista de descontinuidade, é ficar tranquilo, pois a operação do WhatsApp em seu celular não vai ser cortada de imediato, você vai tempo de organizar suas informações que estão no app.
O WhatsApp vai continuar funcionando por um tempo ainda em seu celular, porém sem as funções melhoradas e sem algumas funções importantes de segurança, o que gera risco para suas conversas e dados.
Logo o primeiro passo caso seu smartphone esteja nessa lista é fazer um backup de suas conversas, armazenando dados importantes na núvem, em casos de Androids no Google Drive, já para iPhones no Icloud; dessa maneira você não vai perder informações importantes se decidir trocar de aparelho para poder aproveitar a nova versão do WhatsApp.
Classificação Indicativa: Livre