Geral
por José Nilton Jr.
Publicado em 22/09/2025, às 16h25
A indígena Ysani Kalapalo publicou um vídeo nas redes sociais no último final de semana para rebater uma postagem que, de acordo com ela, publicou uma fake news envolvendo seu nome.
O conteúdo em questão associava o fato de ela aparecer de boca fechada em uma imagem à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Ver essa foto no Instagram
Em usa publicação, Ysani afirmou que a versão divulgada pela página é falsa e explicou que a restrição está ligada a uma liminar judicial. De acordo com ela, a decisão a obrigou a apagar postagens referentes a queimadas no Parque Indígena do Xingu.
“Quem me acompanha nas redes sabe muito bem que eu tô assim porque recebi liminar da Justiça para apagar todos os vídeos referentes às queimadas. Eu não posso nem citar o nome do órgão que me processou. Eu fui silenciada porque recebi essa liminar e não tem nada a ver com Bolsonaro”, disse Ysani em seu vídeo.
Ela ainda acusou a página responsável pela publicação de agir de má-fé. “Com certeza, o autor dessa página é um deles. Aí, como eles são mentirosos, botaram essa postagem em forma de queimar a minha imagem, sendo que não condiz com a verdade”, disse.
Leia também
A indígena afirmou que a decisão judicial a impede de denunciar queimadas e de publicar vídeos que mostram incêndios dentro do território.
Classificação Indicativa: Livre