Geral
Publicado em 27/05/2025, às 16h30 Redação
Uma jaguatirica (Leopardus pardalis), popularmente chamada de gato-do-mato ou gato-maracajá, foi encontrada morta na madrugada desta terça-feira (27) às margens da PB-393, rodovia estadual que liga Cajazeiras a São João do Rio do Peixe, no Sertão paraibano.
TRISTE
— BNews Natal (@BnewsNatal) May 27, 2025
💬Confira mais em https://t.co/IBerhDwKJb#Felino #Caatinga #Rodovia #Nordeste #Trânsito #Fauna #Conservação #Animais #Meioambiente #Biodiversidade pic.twitter.com/sCPkn0c4nb
Inicialmente, o animal foi confundido com uma onça-pintada. Biólogos, no entanto, confirmaram que tratar-se de um felino de uma espécie de menor porte, comum na Caatinga nordestina.
O felino, que apresenta pelagem amarelada com manchas pretas características (rosetas), possivelmente foi atropelado próximo ao distrito de Serra da Arara, em Cajazeiras.
Com hábitos noturnos e solitários, a jaguatirica é um importante predador da região Nordeste, ajudando no equilíbrio do ecossistema local. Embora a Caatinga seja seu habitat principal, ela também pode ser encontrada em áreas de Mata Atlântica, como no Parque Estadual Dois Irmãos, em Pernambuco, e até em em outros biomas além da Caatinga e Mata Atlântica, como no Pantanal e em áreas florestais.
Leia também
Classificação Indicativa: Livre