Geral
por Gabi Fernandes
Publicado em 09/08/2025, às 15h52 - Atualizado às 19h53
A UTI neonatal do Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, suspendeu o recebimento de novos pacientes devido à falta de insumos básicos essenciais para o atendimento. A unidade, que dispõe de 20 leitos, está operando com apenas 10, e destes, somente cinco permanecem ativos.
De acordo com a médica intensivista Ilka Maria Batista, o hospital enfrenta um cenário crítico de desabastecimento, que compromete diretamente o atendimento neonatal. Entre os materiais e medicamentos em falta estão: fenobarbital (usado em casos de convulsão), cafeína (para bebês prematuros), tubos para ventilação mecânica, telas para hérnia diafragmática, cateteres, além de luvas de procedimento.
“Somos referência para todo o estado em cirurgia pediátrica, cardiologia e nefrologia. Não podemos parar. Somos o único hospital pediátrico do RN”, afirmou a médica.
Ilka Batista ressaltou que o problema vem sendo comunicado há semanas à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), mas que ainda não houve solução efetiva. Ela também afirmou que a abertura da UTI neonatal foi determinada por ordem judicial e que órgãos como o Ministério Público e o Conselho Regional de Medicina já foram informados sobre a gravidade da situação.
“Estamos gritando por ajuda. Precisamos de condições para trabalhar”.
Outro problema enfrentado pela equipe é a paralisação do sistema Salux, utilizado para prontuários, admissões, cirurgias e transferências. O sistema está inoperante desde 24 de julho, após o vencimento do contrato com a empresa responsável. Desde então, todos os processos estão sendo feitos manualmente.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública informou que o hospital finalizou recentemente uma licitação para aquisição de insumos, com pedidos de entrega previstos para serem feitos entre esta sexta-feira (8) e o início da próxima semana, dependendo da disponibilidade de orçamento.
Nota da Sesap
O hospital finalizou recentemente uma licitação para aquisição de insumos, que deve ter os pedidos de entrega feitos entre hoje e o início da próxima semana, a partir da disponibilidade de orçamento da secretaria. A partir da entrega dos materiais, a unidade espera regularizar a disponibilidade de leitos. O estado não registra fila por leitos neonatais em sua rede.
A Sesap está avançando na implantação do prontuário eletrônico em toda a rede, qualificando o trabalho e substituindo os sistemas antigos, tendo recentemente iniciado a entrega de novos computadores para as unidades, com o objetivo de agilizar essa ação.
Classificação Indicativa: Livre