Geral
A Austrália está sofrendo com uma infestão em sua ruas, não são ratos ou insetos, mas sim, gatos selvagens, a solução vista por esse governo foi a criação de robôs para o extermínio dessa infestação.
Segundo a Gazeta de S. Paulo, a principal questão enfrentada pelo governo australiano é que os gatos selvagens não podem ser domésticas, mas soltos também são um perigo, pois se proliferam rápido e são uma ameaça ao sistema natural e vida selvagem do país, colocando em risco outros animais.
Nos últimos anos de infestações os gatos selvagens matam mais de 5 milhões de animais diariamente na Austrália. O país se encontra terrivelmente preocupado com essa crise ambiental, pois já são 120 espécies ameaçadas e danos ambientais que chegam a 300 milhões de dólares australianos.
Quando um gato selvagem é encontrado, o robô libera um gel tóxico conhecido como Poison 1080. O felino entra em contato com a substância e a ingere durante o processo de limpeza, o que torna o método altamente direcionado, controlado e com resultados certeiros no controle da praga.
As máquina motíferas são criadas pela empresa Thylation, funcionam com energia solar e contam com sensores de alta precisão capazes de identificar os gatos selvagens. Essa identificação é feita por meio da análise da forma corporal e dos padrões de movimento, o que garante maior eficiência.
A seletividade é um ponto essencial do sistema. Os algoritmos dos robôs foram desenvolvidos para reconhecer e evitar espécies protegidas e gatos domésticos. Assim, apenas os gatos selvagens são afetados, permitindo uma ação precisa e reduzindo riscos a outros animais.
É estimado que cerca de 6 milhões de gatos selvagens sejam eliminados ao longo dos próximos cinco anos.
Para viabilizar a operação, as autoridades australianas destinaram 4,6 milhões de euros, equivalente a 7,6 milhões de dólares australianos, para a compra e implantação de 15 robôs letais. O investimento é até pequeno comparado no valor de reorganizar o prejuízo econômico e ambiental do país.
Classificação Indicativa: Livre