Geral
Publicado em 15/05/2025, às 14h55 Redação
A Polícia Federal (PF) será responsável por fiscalizar colecionadores, atiradores esportivos e caçadores (CACs) a partir de 1º de julho deste ano. A medida marca o fim da atuação realizada pelo Exército nessa atribuição.
Para que a mudança fosse realizada com êxito, R$ 20 milhões foram destinados à PF. Até o momento, 600 servidores já foram treinados para exercer a nova função. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nesta quinta-feira (15).
Como parte da estruturação, a Polícia Federal irá instalar Delegacias de Controle de Armas nas capitais dos estados e no Distrito Federal. Também serão criados 96 Núcleos de Controle de Armas em delegacias localizadas no interior do país, totalizando 123 unidades voltadas à fiscalização.
Essas novas estruturas estarão sob supervisão da Coordenação Geral de Controle de Armas. O órgão será responsável pela gestão nacional da atividade.
A substituição do Exército foi determinada por decreto presidencial assinado em julho de 2023. O decreto também restringiu a venda de três tipos de armas de fogo, agora permitidas apenas às forças de segurança.
Com informações da Agência Brasil.
Classificação Indicativa: Livre