Geral

Montadora promete zerar mortes no trânsito com seus veículos; entenda como

Reprodução/Unsplash
A meta de zero fatalidades se conecta ainda com a busca por neutralidade de carbono. Saiba mais!  |   BNews Natal - Divulgação Reprodução/Unsplash
Marina Gonçalves

por Marina Gonçalves

[email protected]

Publicado em 14/10/2025, às 09h29



Nascida oficialmente em 1948, a Honda, fabricante de motocicletas, automóveis e muito mais, é uma das marcas mais famosas e respeitadas do mundo.

Recentemente, a marca japonesa estabeleceu uma meta para lá de ambiciosa: zerar mortes no trânsito causadas por seus veículos até 2050.

Divulgada em 2021, essa ambição foi relembrada no relatório anual ‘Honda Report 2025’. O plano abrange carros e motocicletas, e está alinhado com dois grandes objetivos sociais da empresa, que visa também alcançar a neutralidade de carbono no mesmo prazo.

Como a meta será atingida?

De acordo com o portal iG Carros, o relatório descreve uma estratégia abrangente com várias abordagens, com foco inicial na inovação tecnológica para ampliar o uso de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) com sensores, alertas de colisão e frenagem automática para toda a linha.

A conectividade é o segundo foco da estratégia: a empresa pretende criar um ecossistema de tráfego inteligente, com uso de inteligência artificial preditiva, onde os veículos e infraestrutura se comunicam para evitar riscos.

Já no terceiro pilar do plano, educacional e social, a Honda afirma que investirá em programas de treinamento e conscientização de condutores em parceria com governos e instituições locais, com foco em países emergentes.

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

Segurança em primeiro lugar

Ainda no relatório divulgado em outubro de 2025, a Honda destaca que a segurança sempre esteve enraizada na história da empresa, mencionando os pioneiros: airbag lateral desenvolvido no Japão e o airbag de abertura superior para o passageiro.

A empresa ainda reforça seu compromisso em pesquisar e aplicar tecnologias de segurança “antes mesmo de serem exigidas por lei”, reafirmando a continuidade de sua atuação nesta área.

Conexão com a meta de carbono neutro

No relatório, a Honda também fez questão de destacar que a meta de zero fatalidades se conecta com a busca por neutralidade de carbono até o ano de 2050.

As duas ambições se complementam: a digitalização e a eletrificação dos veículos devem colaborar para uma mobilidade ainda mais segura e menos poluente.

Essa ideia é resumida pela empresa com a frase: “mobilidade inteligente, limpa e segura”, que define como o eixo central da sua estratégia global de longo prazo.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating