Geral
Publicado em 10/05/2025, às 15h51 - Atualizado às 16h06 Leonardo Pereira
O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) vai promover na próxima quarta-feira(14), uma oficina on-line de Inteligência Artificial Generativa voltada para professores da Educação Básica.
As atividades serão voltadas tanto para quem já leciona na Educação Básica como para alunos de graduação em licenciatura. A ideia é criar um espaço formativo que vai além do uso tecnicista da tecnologia.
Para isso, a oficina irá propor a apropriação crítica da IA enquanto aliada no planejamento de aulas, na produção de materiais personalizados, na mediação de aprendizagem e no estímulo à autoria discente.
“Mais do que dominar ferramentas, o objetivo é formar professores protagonistas da transformação educativa em tempos digitais”, comenta Charles Madeira, professor do IMD responsável pela oficina.
Ao todo, serão 4h de carga horária, a serem desempenhadas entre as 18h e 22h do dia 14, em formato remoto. A oferta é de 50 vagas.
A proposta conta com inscrições abertas até o dia 13 – as quais podem ser feitas por meio do SIGAA.
A oficina é uma iniciativa de um grupo de alunos do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE), desenvolvida na disciplina de Raciocínio Lógico e Resolução de Problemas. Além de Charles Madeira, os docentes da UFRN Djnnathan Gonçalves e Etienne Lautenschlager também são responsáveis pela turma.
Classificação Indicativa: Livre