Geral
Publicado em 14/07/2025, às 13h16 BNews Natal
Com a chegada do frio, os armários voltam a abrigar os casacos e cobertores pesados, exigindo mais cuidado na hora da higienização. Essas peças demandam espaço, tempo e atenção especial na lavagem e, principalmente, na secagem.
Para evitar dor de cabeça, Angelo Max Donaton, CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, compartilha dicas simples e econômicas para dar conta dessa tarefa durante o inverno.
Uma das principais recomendações é apostar em lavanderias com máquinas profissionais. “Esses equipamentos de alta capacidade são preparados para lavar roupas pesadas sem danificar o tecido, evitando encolhimento e deformações. Além disso, o processo é mais rápido e eficiente”, explica Angelo.
Ele reforça que casacos, edredons e cobertores se beneficiam de uma lavagem adequada, que garante maior durabilidade às peças.
Secar bem evita mofo e mau cheiro
Outro ponto importante é o uso de secadoras. Em dias frios ou chuvosos, esperar roupas secarem no varal pode levar dias e ainda deixar as peças com cheiro de umidade. Nas lavanderias, secadoras potentes são capazes de deixar cobertores e casacos prontos para uso em pouco tempo. A praticidade é ideal para quem mora em espaços pequenos ou sem área externa.
Além da comodidade, lavar roupas de inverno fora de casa pode representar economia. “Uma máquina lava e seca nova custa em média R$ 4 mil. Com esse valor, seria possível usar a lavanderia quatro vezes por mês durante cinco anos, pagando R$15 por ciclo”, destaca Angelo.
Como conservar as peças por mais tempo
Para evitar o famoso “cheiro de guardado”, é importante também ter atenção no armazenamento. Mesmo que pareçam limpos, cobertores e casacos acumulam ácaros e odores ao longo dos meses no armário.
Por isso, vale fazer uma lavagem leve ou ao menos usar a secadora antes de voltar a vestir ou colocar na cama. Além de eliminar o cheiro, esse processo ajuda a devolver a maciez original dos tecidos.
Classificação Indicativa: Livre