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IBAMA/RN participa de encontro nacional de educação ambiental em Manaus

Imagem IBAMA/RN participa de encontro nacional de educação ambiental em Manaus
Evento se estende até o sábado (26) e reúne educadores ambientais, técnicos, gestores e representantes de todas as superintendências do IBAMA  |   BNews Natal - Divulgação

Publicado em 24/07/2025, às 14h10   BNews Natal



O superintendente do IBAMA no Rio Grande do Norte, professor Rivaldo Fernandes, está presente no IX Encontro Nacional de Educação Ambiental do IBAMA, realizado na sede do órgão, em Manaus, no coração da Amazônia.

O evento, que se estende até o próximo sábado (26), reúne educadores ambientais, técnicos, gestores e representantes de todas as superintendências estaduais da autarquia. Presidente nacional do IBAMA, Rodrigo Agostinho fez a abertura oficial do evento.

Presidente nacional do IBAMA, Rodrigo Agostinho, ao lado do professor Rivaldo, superintendente do IBAMA no RN
Presidente nacional do IBAMA, Rodrigo Agostinho, ao lado do professor Rivaldo, superintendente do IBAMA no RN

O encontro marca o retorno da educação ambiental como prioridade estratégica nas ações do IBAMA em todo o Brasil, em consonância com as diretrizes do Governo Federal para o fortalecimento da participação social, da gestão ambiental democrática e reconstrução das políticas públicas voltadas à sustentabilidade.

Coordenado pela presidente do CIPEA (Comitê Interno Permanente de Educação Ambiental), órgão responsável por articular a política de educação ambiental dentro do IBAMA, o evento tem como foco principal revisitar diretrizes, alinhar práticas pedagógicas, planejar ações conjuntas e ampliar o protagonismo da educação ambiental na política institucional do Instituto.

Durante os primeiros dias do encontro, foram promovidas rodas de conversa, exposições de experiências exitosas, debates sobre os desafios da educação ambiental nos territórios e oficinas para construção de estratégias integradas entre os estados. O professor Rivaldo Fernandes destacou, em sua fala na plenária dos superintendentes, a necessidade de territorializar a educação ambiental, dialogando com as realidades do semiárido, da zona costeira e das áreas urbanas do Rio Grande do Norte.

"A educação ambiental precisa se enraizar nas lutas e nos saberes dos povos e comunidades locais. Em estados como o Rio Grande do Norte, isso significa enfrentar a desertificação, o uso predatório da caatinga e o abandono das juventudes nas periferias urbanas. A educação ambiental crítica e transformadora tem papel essencial nesse processo", afirmou Rivaldo.

A programação do IX Encontro Nacional segue até o dia 26, com a construção coletiva de  um calendário unificado de ações para os anos de 2025 e 2026. A expectativa é que o documento final oriente a atuação dos núcleos estaduais de educação ambiental do IBAMA, promovendo maior integração entre os setores de fiscalização, licenciamento, gestão territorial e atendimento às comunidades.

O retorno da agenda de educação ambiental ao centro das políticas do IBAMA representa também uma resposta às crises ambientais vividas pelo país e à necessidade de formar cidadanias ecológicas ativas e comprometidas com a transição socioecológica.

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