Geral
Publicado em 02/07/2025, às 13h45 Anderson Barbosa
O Exército Brasileiro (EB) emitiu um alerta à população sobre a circulação de anúncios falsos nas redes sociais que prometem vagas com salários atrativos e/ou solicitam pagamento via PIX para alistamento militar. Segundo o Exército, essas publicações têm intenções fraudulentas e não possuem qualquer vínculo com a instituição.
Ainda de acordo com o Exército Brasileiro, "as mensagens enganosas geralmente apresentam links suspeitos e utilizam imagens e símbolos institucionais de forma indevida, muitas vezes produzidas por Inteligência Artificial, e realizam promessas de cargos militares e remuneração imediata. Para dar aparência de legitimidade, os golpistas exigem o pagamento de taxas por meio de transferências eletrônicas, como o PIX, o que jamais é solicitado pelo EB em seus processos seletivos".
Processo seletivo e alistamento militar
Para garantir a segurança da informação e evitar cair em fraudes, o Exército orienta que os cidadãos utilizem apenas os seguintes sites oficiais para obter informações sobre alistamento militar, concursos e seleções:
O EB reforça ainda que qualquer cobrança para inscrição em nome da Instituição, especialmente via meios não oficiais, como o PIX ou transferência bancária, são indícios claros de fraude.
Prazo para alistamento está encerrado
Para os jovens brasileiros de ambos os sexos, que completam 18 anos em 2025, o prazo final de alistamento terminou no dia 30 de junho.
O Exército informa também que segue comprometido com a segurança e a transparência em todos os seus processos e reforça a importância de sempre buscar informações nos canais oficiais para evitar prejuízos e desinformação.
Leia também
O que o Dia do Índio, Dia do Exército e a Prefeitura de Natal têm em comum?
Classificação Indicativa: Livre