Geral
por José Nilton Jr.
Publicado em 21/08/2025, às 14h57
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Birmingham, que fica no Reino Unido, buscou entender como a fonética pode influenciar na percepção da beleza nos nomes. De acordo com a pesquisa, a sonoridade pode determinar o quanto um nome parece mais simpático ou agradável no primeiro contato.
Segundo estudos correlatos, a junção de vogais abertas com consoantes suaves tende a despertar reações positivas no cérebro, aumentando a sensação de proximidade e receptividade.
Aspectos analisados durante o estudo, como a fonética e a psicológica dos nomes, mostraram que combinações sonoras podem facilitar a socialização. Sons suaves, por exemplo, são frequentemente interpretados como mais agradáveis.
Isso acaba favorecendo interações iniciais e contribuindo para impressões positivas.
Dessa maneira, a escolha de um nome não é apenas uma questão estética ou cultural, mas também pode desempenhar um papel no modo como alguém é percebido em situações sociais.
Leia também
Entre os nomes femininos considerados mais atrativos pelo estudo, estão: Sophia, Zoe, Phoebe, Rosie e Hannah.
“Sophia”, que significa “sabedoria” em grego, além de sua melodia suave, remete a inteligência e conhecimento.
Já “Zoe”, traduzido como “vida”, é visto como cheio de energia. “Phoebe”, que significa “brilhante”, está associado à iluminação.
Por sua vez, “Rosie”, diminutivo de Rose, evoca a delicadeza da flor, enquanto “Hannah” significa graça ou favor em hebraico.
Entre os nomes masculinos, os que mais chamam atenção: Zayn, de origem árabe, que significa “beleza”, além de Charlie e Jesse, ligados a significados positivos.
“Charlie”, de raiz germânica, quer dizer “homem livre”, enquanto “Jesse”, do hebraico, significa “presente” ou “Deus é”.
Outros nomes bem avaliados são “William”, que significa “protetor decidido”, e “Louie”, variante de Louis, traduzido como “guerreiro famoso”.
Classificação Indicativa: Livre