Geral
Publicado em 13/05/2025, às 20h29 Redação
A ex-presidente Dilma Rousseff, que hoje comanda o Banco do Brics, mostrou o novo mapa-múndi do IBGE “de cabeça para baixo” durante um evento entre Brasil e China nesta terça-feira, 13. O mapa foi divulgado pelo IBGE no dia 7 e viralizou nas redes sociais por trazer o Brasil no centro e o Sul do planeta na parte de cima.
A gestão de Márcio Pochmann à frente do IBGE tem gerado polêmicas. Em janeiro, funcionários do instituto publicaram uma carta aberta com críticas ao trabalho dele.
Mesmo assim, Pochmann ficou animado com a repercussão do novo mapa. No X (antigo Twitter), disse que a proposta “mostra uma nova forma de ver o mundo e chama atenção das lideranças do Sul Global”, como aconteceu no encontro com os chineses. Curiosamente, ao apresentar o mapa ao primeiro-ministro da China, Li Qiang, ele usou a versão tradicional, com o Norte em cima.
Ele chamou a novidade de “mapa-múndi investido” e afirmou que a ideia é destacar o papel de liderança do Brasil em fóruns internacionais como o Brics, o Mercosul e a COP30, marcada para 2025.
Classificação Indicativa: Livre