Geral

Deputado estadual é vítima do golpe do falso advogado; entenda o caso e saiba onde denunciar

Hermano Morais - Foto: João Gilberto
Deputado Hermano Morais compartilha experiência com golpe e alerta população sobre riscos de fraudes  |   BNews Natal - Divulgação Hermano Morais - Foto: João Gilberto

Publicado em 06/05/2025, às 16h39   Redação



O deputado estadual Hermano Morais (Partido Verde - PV) postou em seu perfil no Instagram, na tarde desta terça-feira (6), um alerta sobre ter sido vítima do golpe do falso advogado. Na imagem divulgada pelo político é possível ver que o número fake entrou em contato via WhatsApp. Na mensagem o golpista usa a foto de Hermano Morais no perfil e mais abaixo o nome de outra pessoa no texto; Hermano de Morais David Junior, advogado ligado à Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN).

Captura de tela do Storie postado pelo político


A OAB/RN emitiu anteriomente um alerta à população sobre golpes aplicados por criminosos que se passam por advogados para obter vantagens financeiras indevidas. Os golpistas entram em contato por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens, alegando a existência de processos judiciais ou a liberação de valores — e solicitam depósitos antecipados para supostas custas processuais.

O presidente da OAB/RN, Carlos Kelsen, reforça a importância de atenção redobrada ao receber esse tipo de contato. “Infelizmente, criminosos vêm utilizando o nome da advocacia para praticar fraudes. É fundamental que a população esteja atenta e sempre verifique a veracidade das informações antes de realizar qualquer pagamento. A OAB/RN está à disposição para auxiliar e orientar aqueles que tiverem dúvidas sobre a autenticidade de um profissional”, afirma.

É recomendado que advogados e clientes fiquem atentos a sinais suspeitos, como:

  • Urgência exagerada nos pedidos;
  • Solicitação de depósitos em contas de terceiros;
  • Contatos fora dos canais habituais.

Além disso, é fundamental confirmar diretamente com o advogado de confiança e verificar o número de registro no site oficial da OAB.

Nos últimos meses, tem havido aumento expressivo desse tipo de golpe em todo o país. Os criminosos utilizam documentos falsos e técnicas de persuasão cada vez mais sofisticadas, afetando cidadãos e comprometendo a reputação da advocacia.

Onde denunciar

Se for vítima do golpe, registre um boletim de ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos do RN, localizada na Avenida Capitão-Mor Gouveia, 1339, em Natal. Também é possível denunciar pelo telefone (84) 98660-4724 ou pelo Disque-Denúncia 181.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating