Geral
Publicado em 24/07/2025, às 15h44 Júnior Teixeira
Após desembercar na Indonésia, saindo de Dubai, um brasileiro foi preso carregando aproximadamente 3 quilos de cocaína. A prisão aconteceu na ilha de Bali e foi confirmada pela agência estatal de notícias Antara.
O caso chama a atenção para as severas leis antidrogas do país asiático, que prevêem até pena de morte para o crime de tráfico.
Suspeito confessou
De acordo com as autoridades locais, o suspeito confessou que recebeu ordens de um homem no Brasil para levar a droga até Bali e entregá-la a uma pessoa desconhecida.
Ao examinar o celular do brasileiro, a polícia local descobriu que todas as conversas com o mandante haviam sido apagadas, impossibilitando o rastreamento da rede criminosa.
Uma tentativa de entrega controlada chegou a ser feita, mas ninguém apareceu no ponto de encontro.
Acusação
Segundo informações do comissário sênior Sinar Subawa, da Agência Nacional de Narcóticos (BNN) de Bali, o brasileiro será acusado com base nos artigos 113(2) ou 112(2) da Lei nº 35/2009 sobre Narcóticos.
Esses artigos tratam do tráfico e da posse de drogas em grandes quantidades. Esses crimes podem levar à prisão perpétua ou execução por fuzilamento.
Histórico de brasileiros condenados
O caso remete a episódios anteriores envolvendo brasileiros na Indonésia. No ano de 2023, Manuela Vitória de Araújo Farias também foi presa no aeroporto de Bali por tráfico de cocaína.
Após julgamento, ela foi condenada a 11 anos de prisão, escapando da pena de morte.
Entretanto, nem todos tiveram a mesma sorte. Em 2015, os brasileiros Rodrigo Gularte e Marco Archer foram executados por tráfico de drogas.
Gularte foi preso em 2005 com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Já Archer foi detido com mais de 13 kg da droga em uma asa-delta desmontada. Ambos foram fuzilados após anos detidos em prisões.
Leia também
Classificação Indicativa: Livre