Geral
Publicado em 21/06/2025, às 14h18 Gabi Fernandes
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi diagnosticado com pneumonia viral e iniciou tratamento com antibióticos neste sábado (21/6), após realizar exames no Hospital DF Star, em Brasília. A informação foi confirmada pelo cirurgião Claudio Birolini, responsável pela última cirurgia de Bolsonaro, realizada em abril.
Segundo o médico, o quadro já vinha sendo acompanhado nos últimos dias. “Do ponto de vista do pós-operatório, está tudo bem com a cirurgia. A tomografia foi feita com contraste e mostra boa evolução. Vamos entrar com antibióticos para resolver a questão pulmonar”, explicou Birolini.
Bolsonaro relatou episódios recorrentes de vômitos e crises de soluços nos últimos dias. “Já foram sete cirurgias, espero que essa tenha sido a última. O médico pediu para eu comer mais devagar para evitar os soluços, mas o resto está liberado. Se pagar um pastel e um caldo de cana, a gente come agora”, afirmou o ex-presidente, em tom bem-humorado.
Mal-estar durante compromissos em Goiás
Na quinta-feira (19), durante um discurso na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia (GO), Bolsonaro apresentou dificuldades para falar por conta de uma crise de soluços. No dia seguinte, deixou um compromisso em um frigorífico de Goiânia após apenas 20 minutos de participação, alegando mal-estar. “Desculpa, estou muito mal. Vomito 10 vezes por dia”, disse na ocasião.
Na manhã deste sábado, ele deu início a um check-up completo que incluiu hemograma, tomografia abdominal e outros exames para investigar a origem dos sintomas. A tomografia foi iniciada por volta das 11h.
Em abril, Bolsonaro passou por uma cirurgia para tratar uma obstrução intestinal e ficou internado por três semanas. O atual quadro, segundo os médicos, não tem relação direta com a cirurgia, mas exige atenção por envolver o sistema respiratório.
Classificação Indicativa: Livre