Esportes

RN surpreende e leva maior delegação ao Brasileiro Sub-13 e Sub-15 de Judô

Ao todo, cerca de 1.280 atletas irão disputar as lutas ao longo de quatro dias de competições no Ginásio Ronaldão - Divulgação/FJERN
Com o feito de levar a delegação completa, o Rio Grande Norte supera até potências tradicionais do esporte, como São Paulo e Rio de Janeiro  |   BNews Natal - Divulgação Ao todo, cerca de 1.280 atletas irão disputar as lutas ao longo de quatro dias de competições no Ginásio Ronaldão - Divulgação/FJERN
José Nilton Jr.

por José Nilton Jr.

Publicado em 02/10/2025, às 16h41



O Rio Grande do Norte irá estrear no Campeonato Brasileiro Sub-13 e Sub-15 de Judô, que começa nesta quinta-feira (2), em João Pessoa, na Paraíba. O Estado é o único entre as 27 federações represenradas a inscrever uma equipe completa, com os 72 competidores permitidos pelo regulamento.

Com o feito, o Rio Grande Norte supera até potências tradicionais do esporte, como São Paulo e Rio de Janeiro. Enquanto os dois maiores representantes da modalidade ficaram com 71 atletas cada, e a anfitriã Paraíba reuniu 69, a equipe potiguar chega ao torneio nacional com força total.

Ao todo, cerca de 1.280 atletas irão disputar as lutas ao longo de quatro dias de competições no Ginásio Ronaldão.

Etapa decisiva rumo ao Pan

Além da consagração nacional, o campeonato também serve como seletiva para o Pan-Americano Sub-13 e Sub-15, que está marcado para acontecer  novembro, no México. Os judocas que conquistarem o ouro e a prata garantirão vaga na seleção brasileira.

Leia também

Para o coordenador de seleções da Federação de Judô do RN (FJERN), Lacet Júnior, a marca alcançada pelo Estado representa uma virada de página na modalidade.

“Este é um momento importante para o judô do RN. Conseguimos levar todos os 72 atletas possíveis, mostrando nossa organização e comprometimento. Estar aqui com a maior delegação do país ressalta que o trabalho de base vem sendo feito com seriedade,” avaliou.

Orgulho potiguar no tatame

O presidente da FJERN, Herbet Maia, o Shaolin, também celebrou o feito, lembrando o esforço coletivo para consolidar o judô potiguar no cenário nacional.

“O que estamos alcançando agora é fruto de um trabalho sério e gradual, realizado em colaboração com professores, clubes e famílias. O Rio Grande do Norte está se firmando no judô brasileiro, revelando novos talentos e elevando o nível técnico do nosso esporte”, destacou.

As disputas começam nesta quinta-feira (2) com os judocas mais leves da categoria Sub-15.

Na sexta (3), será a vez dos mais pesados e, no fim de semana (4 e 5), entram em ação os atletas da categoria Sub-13.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating