Esportes
Publicado em 03/07/2025, às 20h02 BNews Natal
O mesa-tenista Hugo Calderano, atual número 3 do ranking mundial e campeão da Copa do Mundo, não poderá participar do Grand Smash de Las Vegas. O brasileiro foi impedido de entrar nos Estados Unidos por questões burocráticas, conforme relatado em suas redes sociais.
O torneio, considerado um dos mais importantes da modalidade e comparado ao Grand Slam do tênis tradicional, começa nesta quinta-feira, dia 3.
Por que Hugo foi barrado
Naturalizado português, Hugo costumava utilizar o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA) para ingressar nos EUA, já que cidadãos da União Europeia são isentos de visto para viagens de curta duração. No entanto, desta vez, as autoridades norte-americanas não confirmaram sua entrada dentro do prazo habitual.
Ao entrar em contato com a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP), o atleta foi informado de que não se enquadrava mais na dispensa de visto por ter visitado Cuba em 2023.
A viagem foi feita para disputar o Campeonato Pan-Americano e o torneio classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, ambos organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
Tentativa de última hora não foi suficiente
De acordo com a assessoria do atleta, foram feitos todos os esforços para conseguir um visto regular de forma emergencial. A iniciativa contou com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC).
Embora o pedido emergencial tenha sido aprovado, não havia datas disponíveis para entrevista consular antes do início da competição.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) lamentou o ocorrido e destacou que espera que o episódio não atrapalhe a promissora trajetória de Hugo, que vive o auge da carreira.
Nos últimos dois meses, conquistou os maiores resultados até agora: foi campeão da Copa do Mundo e vice-campeão mundial.
Classificação Indicativa: Livre