Geral
O Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está com inscrições abertas para o curso gratuito “Inteligência Artificial para Educadores da Educação Básica: competências digitais e inovação pedagógica”.
O curso é voltado para os profissionais da educação e tem como principal objetivo capacitar e preparar educadores. Além de incentivar o uso consciente e criativo das ferramentas de inteligência artificial no ambiente escolar.
O curso foi desenvolvido pelo IMD em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 10 de outubro, por meio do sistema SIGAA ou da plataforma Gov.br.
Estão disponíveis 40 mil vagas em todo o Brasil, sendo 250 destinadas exclusivamente ao público da UFRN. Com carga horária de 30 horas, a formação será realizada ao longo de 10 semanas, estruturada em quatro unidades de conteúdo.
Os módulos vão desde a introdução aos conceitos fundamentais de inteligência artificial até a utilização prática de ferramentas generativas aplicadas ao contexto pedagógico.
Além de abordar os fundamentos da inteligência artificial, a formação contempla temas atuais como engenharia de prompts, o uso de ferramentas gratuitas aplicáveis em sala de aula e debates sobre ética, riscos e oportunidades que envolvem a adoção da tecnologia no ambiente educacional.
Como parte da avaliação, os inscritos terão que elaborar um projeto prático ao final do curso. A atividade poderá ser apresentada em diferentes formatos, como um plano de aula, um questionário ou até mesmo um vídeo, todos utilizando recursos de inteligência artificial como ferramenta de apoio ao processo educativo.
Classificação Indicativa: Livre