Esportes
Publicado em 30/04/2025, às 09h36 Redação
O ABC Futebol Clube entrou com um pedido de recuperação judicial junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Em nota publicada na última terça-feira (30), o clube informou que o processo foi iniciado no último dia 23 de abril, e aceito na segunda-feira (28) pela 23ª Vara Cível da Comarca de Natal.
Segundo o clube, a decisão foi tomada diante das dificuldades financeiras acumuladas nos últimos anos, incluindo bloqueios e passivos que afetaram a capacidade de investimento e operação da instituição. Com o deferimento, o ABC passa a contar com mecanismos legais que suspendem execuções e bloqueios judiciais, abrindo espaço para a renegociação de dívidas e a elaboração de um plano de pagamento aos credores.
A direção do ABC afirma ainda que a recuperação judicial busca preservar as atividades esportivas, os empregos e a função social da entidade.
Confira a íntegra da nota emitida pelo clube:
COMUNICADO OFICIAL
ABC Futebol Clube – Pedido de Recuperação Judicial
O ABC Futebol Clube informa que, no dia 23 de abril de 2025, protocolou junto ao Poder Judiciário do Rio Grande do Norte o seu pedido de Recuperação Judicial, nos termos da Lei n.º 11.101/2005. O processamento do pedido foi deferido em 28 de abril de 2025 pelo Juízo da 23ª Vara Cível da Comarca de Natal, permitindo o início do processo de reorganização econômica e financeira do Clube sob supervisão judicial.
A recuperação judicial é um instrumento legal destinado a viabilizar a superação de uma situação de crise econômico-financeira, a qual permitirá que o ABC renegocie suas obrigações com credores de forma estruturada, preservando suas atividades, empregos e sua função social.
Com o deferimento do processamento, o ABC passa a contar com importantes mecanismos legais, como a suspensão imediata das execuções contra o Clube, além da proibição de qualquer forma de atos constritivos ao seu patrimônio, conferindo o fôlego e a previsibilidade necessária para a reorganização e viabilização de um plano de pagamento sustentável a seus credores.
A decisão de ingressar com o pedido de recuperação judicial se deve ao fato de que, ao longo dos últimos anos, o clube vem enfrentando dificuldades financeiras, marcadas por diversos bloqueios judicias, acúmulo de dívidas e dificuldades que comprometeram consideravelmente a sua capacidade operacional e de investimento.
O ABC reitera seu compromisso com a transparência, com a reestruturação responsável e com o seu maior patrimônio: sua torcida. Acreditamos que, com este passo, será possível construir um novo ciclo de estabilidade e crescimento para o Clube.
Natal, 29 de abril de 2025.
ABC Futebol Clube.
Classificação Indicativa: Livre