Esportes
Publicado em 13/07/2025, às 18h49 Aryela Souza
O Chelsea é o novo campeão do Mundial de Clubes da Fifa. Em uma atuação de gala no MetLife Stadium, nos EUA, a equipe inglesa dominou o Paris Saint-Germain, venceu por 3 a 0 e levantou o troféu inédito neste domingo.
A grande final, disputada diante de mais de 81 mil pessoas, teve como protagonista o meia Cole Palmer, que marcou dois gols e deu uma assistência, colocando "água fria no chope" de uma temporada até então perfeita do time francês.
"Amasso" inglês no primeiro tempo
O primeiro tempo do Chelsea beirou a perfeição. Ignorando a cautela de uma final, o time de Enzo Maresca se impôs desde o início e, apesar de um susto inicial em um lance com Doué, que parou em Cucurella, controlou o jogo.
Aos 21 minutos, o "gelado" Cole Palmer abriu o placar. Após jogada de Malo Gusto pela direita, o camisa 10 dominou com categoria e deslocou Donnarumma para fazer 1 a 0.
Apenas oito minutos depois, um replay do primeiro gol. Em nova jogada pela direita, Palmer recebeu com liberdade, deu um drible desconcertante em Vitinha, deixou Beraldo no chão e marcou o segundo.
O show inglês na primeira etapa foi completado aos 42 minutos. Palmer, desta vez como garçom, deu um passe magistral para o brasileiro João Pedro, que, cara a cara com Donnarumma, finalizou com uma cavadinha fatal para fazer 3 a 0.
Reação tardia, irritação e expulsão
Na etapa final, o PSG, que esteve irreconhecível, finalmente acordou e esboçou uma reação, mas parou no inspirado goleiro Robert Sánchez, que fez grandes defesas.
Com o jogo controlado, a torcida inglesa começou a gritar "olé", o que irritou os jogadores do PSG. A partida ficou mais truncada e com muitas faltas de ambos os lados.
A frustração francesa culminou em um lance bizarro nos minutos finais. Fora da disputa de bola, o português João Neves puxou o cabelo de Cucurella e, após revisão do VAR, foi expulso com cartão vermelho direto.
Após o erro que quase resultou em gol contra, o zagueiro Beraldo teve uma chance de ouro para o Chelsea, mas errou o alvo. Nos minutos finais, não houve mais lances de grande relevância até o apito final.
O título coroa a campanha do Chelsea, que teve apenas uma derrota no torneio — para o Flamengo, por 3 a 1, na fase de grupos. Já o PSG encerra a campanha com dois tropeços, tendo perdido também para o Botafogo na etapa inicial.
Classificação Indicativa: Livre