Esportes

Brasil domina estreia no Campeonato das Américas de Goalball

Brasil domina estreia no Campeonato das Américas de Goalball - Reprodução
O Campeonato das Américas é crucial para as seleções, pois os campeões garantem vaga no Mundial de 2026, aumentando a pressão e a expectativa  |   BNews Natal - Divulgação Brasil domina estreia no Campeonato das Américas de Goalball - Reprodução

Publicado em 29/07/2025, às 21h33   BNews Natal



As seleções brasileiras de goalball começaram com tudo no Campeonato das Américas, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), na Vila Guarani, zona sul de São Paulo. Na abertura da fase de grupos, disputada nesta terça-feira, tanto o time masculino quanto o feminino conquistaram duas vitórias cada. Logo na estreia, os brasileiros golearam o Peru com placares expressivos: 11 a 1 no masculino e 7 a 0 no feminino.

No fim da tarde, os dois times voltaram à quadra e mantiveram o ritmo. A seleção masculina venceu a Argentina por 12 a 5 em um clássico sul-americano, enquanto a equipe feminina superou os Estados Unidos por 8 a 2, garantindo mais uma rodada perfeita.

Rumo ao Mundial de 2026

O time masculino, atual campeão mundial e medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris, volta à quadra nesta quarta-feira (30), às 13h40 (horário de Brasília), para enfrentar o Panamá pela terceira rodada do Grupo C, que também conta com Chile e Porto Rico. A entrada para os jogos é gratuita, e o torneio é transmitido ao vivo no canal da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes (CBDV) no YouTube.

“Este é o início do ciclo paralímpico. A gente sabe que a primeira competição do ano sempre exige um pouco mais, mas começar vencendo é sinal de que estamos no caminho certo”, avaliou Paulo Saturnino, da classe B1 (cegos totais), autor de seis dos 11 gols na vitória sobre o Peru.

Time feminino volta à quadra na quinta-feira

A equipe feminina volta a jogar na quinta-feira (31), às 9h, contra o Chile, pelo Grupo B, que também conta com o Panamá. Uma das protagonistas da goleada contra o Peru, Jéssica Vitorino, da classe B3 (com percepção visual parcial), celebrou o bom desempenho coletivo.

“Toda estreia vem com aquele frio na barriga, isso é normal. Mas mantivemos nossa defesa firme, que é muito forte. Todas puderam entrar em quadra e dar o melhor. Foi isso que nos levou a superar esse primeiro desafio”, destacou a jogadora.

Vaga no Mundial em jogo

O Campeonato das Américas reúne 11 seleções femininas e 12 masculinas. Os campeões de cada categoria garantem vaga direta no Mundial de 2026, que será realizado em Hangzhou, na China. A seleção masculina do Brasil já está classificada por ter conquistado o título da última edição, em 2022, em Portugal. Na ocasião, o Brasil se tornou a única seleção tricampeã do mundo na modalidade, à frente de Lituânia e Alemanha, que possuem dois títulos cada.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating