Entretenimento
A estreia de “A Fazenda 2025”, nesta segunda-feira (15), já chegou cercada de polêmica. Informações publicadas em portais de entretenimento, como o NaTelinha, apontaram que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) seria patrocinador oficial do reality rural da Record TV.
A notícia repercutiu rapidamente e dividiu opiniões nas redes sociais.
O que a Record esclareceu sobre a polêmica
Após a repercussão, a própria Record TV enviou nota ao portal explicando que o MDS não é patrocinador da atração, mas sim um “parceiro comercial” em uma ação específica dentro do programa.
Segundo a emissora, a parceria tem caráter institucional e técnico, voltado para ampliar a comunicação do ministério com públicos específicos, aproveitando a grande audiência do reality apresentado por Adriane Galisteu.
O ministério estará presente em uma ação específica durante a edição, o que não equivale a uma cota de patrocínio.
A parceria comercial está alinhada ao objetivo institucional do Ministério de ampliar a comunicação com parcelas específicas da população com base em critérios técnicos de audiência, alcance e posicionamento de público. Assim, deixamos claro que, em nenhum momento, o MDS foi anunciado como patrocinador de 'A Fazenda', declarou o canal.
O que significa essa parceria
De acordo com a Record, o acordo não equivale a uma cota de patrocínio tradicional. O MDS deve aparecer em inserções pontuais com mensagens sobre programas como Bolsa Família, Brasil Sem Fome, Cadastro Único e Cozinha Solidária.
A emissora destacou que em nenhum momento anunciou o ministério como patrocinador, mas sim como parte de uma ação de comunicação estratégica.
Por que a situação é inédita
Mesmo sem ser um patrocínio oficial, a iniciativa chama atenção. É a primeira vez que um ministério federal participa de maneira direta em um reality show de grande audiência no Brasil.
O MDS, comandado por Wellington Dias, tradicionalmente atua em políticas públicas de combate à fome, inclusão produtiva e assistência social.
Patrocinadores confirmados da Fazenda 2025
A lista de patrocinadores privados do reality permanece a mesma: Aurora, Centrum, PicPay, Sapatinho de Luxo e Betano. O MDS, portanto, não faz parte do grupo de marcas comerciais que sustentam financeiramente o programa, atuando apenas como parceiro em uma ação pontual de comunicação.
Classificação Indicativa: Livre