Entretenimento
O Projeto Movimento Sinfônico, em parceria com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte (OSRN), realiza de 16 a 18 de setembro um curso gratuito de regência voltado para maestros, maestrinas, mestres de orquestras e bandas, além de estudantes de música potiguares. As aulas serão ministradas pelo maestro Linus Lerner, diretor artístico e maestro titular da OSRN. As inscrições estão abertas por meio do Sympla.
A programação terá carga horária de 18 horas, distribuídas em dois turnos: pela manhã, aulas teóricas; à tarde, práticas de regência orquestral. O curso será realizado no Espaço Cultural João Paulo II – Papódromo (Centro Administrativo), na sala de ensaios da Orquestra. No perfil do Movimento Sinfônico (@movimentosinfonico), é possível conferir o material didático do curso.
De acordo com Linus, o curso dialoga com a essência da Orquestra Sinfônica do RN.
"É um desdobramento natural do nosso trabalho coletivo e de tudo aquilo que acreditamos enquanto grupo musical. Uma oportunidade única de aprendizado e de partilha que fortalece não apenas cada músico, mas também a essência da nossa orquestra: tocar, crescer e compartilhar música", exalta o maestro.
Linus Lerner é doutor em Regência Orquestral pela University of Arizona e consolidou-se como um dos maestros brasileiros mais reconhecidos internacionalmente, sendo o único brasileiro a gravar com a Royal Philharmonic Orchestra de Londres. Já se apresentou no Carnegie Hall e em mais de 20 países na Ásia, Europa e América. Paralelamente, dedica-se à formação de jovens talentos e à liderança de festivais e iniciativas culturais pelo mundo.
A produtora cultural Tatiane Fernandes, idealizadora do projeto, destaca que a iniciativa vai além da formação técnica.
“Os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de regência em aspectos como técnica, interpretação musical, gestão de ensaios e prática com orquestra. É uma contribuição importante para um público que, muitas vezes, atua com conhecimento adquirido apenas na prática”, lembra.
O curso integra o Programa Formação, do Projeto Movimento Sinfônico, contemplado no edital Transformando Energia em Cultura. O objetivo, segundo a produtora da Mapa Realizações Culturais, é apoiar orquestras sociais, incentivando o surgimento de orquestras jovens e contribuindo para as metas da Agenda 2030 da ONU, em especial o ODS 4 – Educação de Qualidade.
"A Mapa atua em todos os seus projetos com foco no desenvolvimento das práticas culturais e artísticas do nosso estado, muito além dos espetáculos em si. Porque reconhecemos o potencial de diversos talentos e buscamos contribuir para a formação em artes e para a excelência artística, apoiando aquilo que muitos artistas realizam de forma empírica", enfatiza Tatiane.
O quê: Curso de Regência - Projeto Movimento Sinfônico
Quando: 16, 17 e 18 de setembro
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Onde: Sala de ensaios da OSRN, no Espaço Cultural João Paulo II (Papódromo) - Centro Administrativo
Inscrição: Gratuita, via Sympla
Classificação Indicativa: Livre