Entretenimento

Mãe de Marília Mendonça teria exigido metade do seguro das vítimas da queda do avião; afirma jornalista

A defesa de Dona Ruth ainda não se pronunciou sobre as acusações, enquanto o pai de um dos falecidos confirma a polêmica sobre o seguro. - Divulgação
Dona Ruth, mãe da cantora Marília Mendonça, é acusada de solicitar 50% do seguro das vítimas do acidente aéreo de 2021, segundo jornalista  |   BNews Natal - Divulgação A defesa de Dona Ruth ainda não se pronunciou sobre as acusações, enquanto o pai de um dos falecidos confirma a polêmica sobre o seguro. - Divulgação

Publicado em 08/07/2025, às 10h26   Dani Oliveira



Mãe de Marília Mendonça teria exigido metade do seguro das vítimas da queda do avião; é o que acusa jornalista

Dona Ruth, mãe da falecida cantora Marília Mendonça, foi acusada de pedir 50% do seguro das vítimas do acidente aéreo que ocorreu em novembro de 2021 e tirou a vida da Rainha da Sofrência, assim como de outras pessoas que estavam na aeronave.

O jornalista Ricardo Feltrin compartilhou um vídeo no YouTube, afirmando que Ruth teria ficado com o valor do seguro da aeronave, com a justificativa de que todos a bordo estariam em função de Marília.

A mãe da cantora teria procurado informações sobre o seguro logo após o acidente. O jornalista também comentou sobre as cirurgias plásticas e o uso de bens deixados pela sertaneja, apontando que Ruth teria usufruído do dinheiro.

Adalberto Ribeiro, pai de Henrique Bahia, produtor da cantora, que também faleceu na queda, teria compartilhado uma matéria e confirmado o ocorrido. "A matéria que esperávamos há anos", declarou.

Até o momento, a defesa de Dona Ruth não se pronunciou sobre as acusações. Vale ressaltar que a matriarca enfrenta uma ação na Justiça movida por Murilo Huff, pela guarda do neto.

Relembre o acidente

Segundo informações dos Bombeiros, um chamado foi recebido por volta das 15h30 do dia 5 de novembro de 2021 para atender uma ocorrência de queda de aeronave em curso d’água, próximo a um acesso da BR-474.

O avião, um bimotor Beech Aircraft, da empresa PEC Táxi Aéreo, decolou às 13h05 do aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia.

Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a aeronave bateu em um cabo de uma torre de distribuição de energia da companhia em Caratinga antes de cair. O Corpo de Bombeiros fez o resgate dos corpos e informou que todos os ocupantes morreram ainda no local.

Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o bimotor operava desde o início de 2021 realizando voos com o problemas no para-brisa e com registro de situações em que o vidro ficava embaçado, com prejuízo visual em pousos e decolagens.

Polícia responsabilizou tripulação por queda
A Polícia Civil de Minas Gerais concluiu o inquérito sobre o acidente em novembro do ano passado, dois anos após a queda do avião. Segundo as investigações, o piloto e o copiloto foram os responsáveis pela queda da aeronave.

Os delegados responsáveis pelo caso afirmaram que após eliminar três linhas de investigação – falha mecânica, mal súbito e atentado – passaram a analisar a manobra realizada pela tripulação no momento do pouso no Aeroporto de Caratinga.

A possibilidade de uma falha mecânica foi descartada após a entrega do relatório elaborado pelo Centro de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em maio deste ano. O documento apontou para inexistência de falha mecânica, mas possível “avaliação inadequada” por parte do piloto.

O laudo entregue pelo Instituto Médico Legal (IML) descartou a hipótese do piloto ter sofrido um mal súbito ou estar sob efeito de drogas, ou álcool. A hipótese de um possível atentado também foi descartada pela investigação.

Segundo a Polícia Civil, as torres de transmissão da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), concessionária de energia elétrica do estado, com as quais a aeronave colidiu e caiu, estavam fora da área de segurança do aeroporto e, portanto, não havia a obrigatoriedade de estarem sinalizadas.

No entanto, a existência delas foi apontada em dois documentos: a Carta Aeronáutica Mundial e a Carta Aeronáutica de Pilotagem, as quais, piloto e copiloto tiveram acesso e deveriam ter analisado os obstáculos nas proximidades do aeroporto.

O que disseram os delegados

Para os delegados, a tripulação não respeitou o procedimento operacional da aeronave e, no momento do pouso, houve um alongamento da chamada “perna do vento” – manobra feita em paralelo à pista de pouso, muitas vezes utilizada para dar mais conforto aos passageiros no momento do pouso.

Com uma velocidade acima da considerada ideal, eles acabaram saindo da área de segurança do aeroporto e colidindo com as torres de transmissão, o que ocasionou a queda da aeronave.

Negligência por parte dos pilotos

Para a investigação era possível que a tripulação tivesse conhecimento das torres de transmissão por meio das cartas aeronáuticas, por isso, foi concluído que ambos, piloto e copiloto, foram negligentes e imprudentes, resultando em três homicídios culposos.

Como os agentes da ação (piloto e copiloto) também morreram na queda, há a chamada “extinção de punibilidade”. Neste caso, a polícia sugeriu ao Poder Judiciário o arquivamento do caso.

Possibilidade de crime ambiental

O Ministério Público de Minas Gerais também havia sinalizado a possibilidade de crime ambiental, já que houve vazamento de combustível na cachoeira onde a aeronave caiu.

Segundo as investigações, o crime ambiental foi descartado após os laudos apresentados mostrarem ausência de poluição no curso do rio, mortandade de peixes, devastação de vegetação ou risco de vida.

O advogado Sergio Roberto Alonso, que representa a família do piloto Geraldo Martins de Medeiros, alegou que “as conclusões da polícia de Caratinga não têm fundamento nas provas do inquérito e é até injuriosa com a imagem do piloto e copiloto”.

“Este acidente ocorreu porque a Cemig instalou a rede de alta tensão próximo do aeródromo de Caratinga, na altitude do tráfego padrão, que é de 1000 pés, cujo aeródromo não tinha Carta Visual de Aproximação”, acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating