Entretenimento

Casa da Ribeira inaugura Sala de Exibição com festival gratuito; confira programação

Foto: Taline Freitas/Divulgação.
Após 20 anos, Natal celebra a abertura da Casa da Ribeira com O +Festival Originalidades, nos dias 29 e 30 de agosto; veja programação  |   BNews Natal - Divulgação Foto: Taline Freitas/Divulgação.
Bnews Natal

por Bnews Natal

[email protected]

Publicado em 28/08/2025, às 11h15



Natal volta a ter uma sala de exibição de rua. Depois de mais de duas décadas, a cidade celebra, nesta sexta-feira (29), o lançamento oficial da Sala de Exibição Casa da Ribeira, um espaço que promete posicionar a instituição como um polo de difusão do audiovisual no Rio Grande do Norte.

Para marcar ainda mais este momento, a Casa realiza o +Festival Originalidades, programação gratuita que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, com a exibição de 24 filmes: 20 curtas e quatro longas-metragens (nacionais e internacionais).

O Festival é um convite à reflexão sobre a potência do cinema enquanto ferramenta de resistência, memória e expressão. Dividida em quatro eixos temáticos: indígena, negro, mulheres e LGBTQIAPN+, a mostra reúne produções que dão visibilidade a narrativas historicamente silenciadas e reafirmam o cinema como território de pluralidade e transformação.

As sessões, nos dois dias, acontecem em dois horários, 14h às 18h e 19h às 22h e são compostas por bate-papo, exibição de curtas e de longas. Os ingressos são gratuitos e distribuídos uma hora antes de cada sessão.

 Confira a programação completa: 

SEXTA-FEIRA (29/08) 

  • Bate-papo +Cinema Indígena: “A Atual Produção Indígena no Audiovisual” com Geyson Fernandes e Priscilla Vilela. 
  • 14h às 18h – Mostra +Cinema Indígena: curtas Javyju - bom dia, Corraveara, Ixé Iandé (eu, nós), Goela Abaixo, Minha câmera é minha flecha.
  • Exibição do longa - Sekhdese (PE, 2023), de Alice Gouveia e Graciela Guarani – Mostra +Cinema Indígena;
  • Bate-papo +Cinema Negro  “Cinema Negro Feito por Gente Negra” com Gabriel Soares e Gaby Adaayo.
  • 19h às 22h – Mostra +Cinema Negro: curtas Jóias de Orixá, Mar de Dentro, Sankofa, O Céu Não Sabe o Meu Nome, A Menina que Queria Voar.
  • Exibição do longa - As Dores do Mundo: Hyldon (RJ, 2025), de Emilio Domingos e Felipe David Rodrigues – Mostra +Cinema Negro;

SÁBADO(30/08) 

  • Bate-papo +Mulheres no Cinema  “A Ascensão do Cinema Feito por Mulheres” com Dênia Cruz e Múcia Teixeira.
  • 14h às 18h – Mostra +Mulheres no Cinema: curtas Ocorrência, Deságua, À Borda da Vida, Lagrimar, Canto de Acauã.
  • Exibição do longa - Manas (Brasil, 2024), de Marianna Brennand – Mostra +Mulheres no Cinema;
  • Bate-papo +Cinema LGBTQIAPN+ “A Potência das Narrativas de Gênero no Cinema” com Luá Alves Belli e Marcone Soares. 
  • 19h às 22h – Mostra +Cinema LGBTQIAPN+: curtas Eu não sei se vou ter que falar tudo de novo, Mãe, Marcia Antonelli: Das Palavras à Sobrevivência, Melatonina, Como Nasce um Rio.
  • Exibição do longa - Orlando, Minha Biografia Política (França, 2023), de Paul B. Preciado – Mostra +Cinema LGBTQIAPN+.

Com uma curadoria sensível às questões socioculturais, o +Festival Originalidades convida o público a mergulhar em narrativas que atravessam afetos, territórios, ancestralidades e vozes dissidentes. 

Realizado com apoio do Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo n.º 01/2023, da Secult/RN, o festival reafirma a arte como força de transformação social e cultural. Mais do que uma mostra de cinema, é uma experiência de escuta, reconhecimento e encantamento.

Foto: Taline Freitas.
Foto: Taline Freitas.

Nova Sala de Exibição Casa da Ribeira

O lançamento da Sala de Exibição simboliza um marco para a cena cultural potiguar. Com apoio da Seleção Pública Nº 024/2023 – Lei Paulo Gustavo da Prefeitura do Natal, a Casa investiu em um processo de modernização e adquiriu equipamentos de ponta: projetor 4K de altíssima definição e sistema de som imersivo surround, que colocam o espaço em nível comparável às melhores salas de cinema do país.

Além da qualidade técnica, o público poderá desfrutar do conforto já reconhecido da Casa da Ribeira: poltronas acolhedoras, climatização adequada e acústica elogiada por especialistas. Instalado em um prédio histórico tombado, no coração de Natal, o espaço une tradição e inovação, oferecendo uma experiência audiovisual completa.

Desde 2003, Natal não contava com uma sala de exibição de rua. O retorno, agora marcado pelo +Festival Originalidades, reafirma a vocação da Casa da Ribeira em dialogar com a diversidade cultural, ampliar o acesso à arte e consolidar-se como espaço de experimentação, encontro e difusão do audiovisual no Nordeste.

Para mais informações, detalhes e programação completa, acesse @casadaribeira

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating