Entretenimento
A força feminina do Batuque de Mulheres do GAMI-RN chega à Vila de Ponta Negra neste domingo, 17 de agosto, com o projeto “Batuque Sustentável na Estrada”.
A iniciativa, que une música, cultura e práticas sustentáveis, será realizada a partir das 14h, com entrada gratuita, no Espaço Cultural Cores que Tocam e no Ponto de Cultura Casa da Vila.
A programação inclui roda de conversa, oficina de confecção de instrumentos musicais com materiais reutilizáveis, cortejo percussivo e mostra audiovisual. A proposta é promover a troca de saberes, incentivar o reaproveitamento de materiais e valorizar a cultura local, tendo a percussão como protagonista.
Criado como um projeto sociocultural, o Batuque de Mulheres utiliza a música como ferramenta de empoderamento e transformação social para mulheres, oferecendo um espaço de acolhimento, aprendizado e valorização da identidade cultural.
Reprodução/Assessoria
Em 2025, o grupo percorre diferentes comunidades de Natal e Região Metropolitana com o apoio do edital cultural “Transformando Energia em Cultura”, do Instituto Neoenergia. A coordenadora do Batuque de Mulheres, Rafaela Brito, destaca que a ação busca criar pontes entre territórios e realidades.
“Estaremos levando muita energia e sustentabilidade através da oficina de confecção de instrumentos e do nosso cortejo cultural, convidando toda a comunidade a se envolver com nossa força feminina através da batucada”, afirma.
A atividade formativa do dia será a confecção de um ganzá de garrafa PET, exclusiva para mulheres. Para participar, é necessário levar duas garrafas PET higienizadas e de mesmo formato e tamanho, garantindo o encaixe durante a produção. As inscrições podem ser feitas online.
O cortejo percussivo sairá do Espaço Cultural Cores que Tocam e seguirá até o Ponto de Cultura Casa da Vila, onde será exibida uma mostra audiovisual com videoclipes e documentário produzidos pelo grupo nos últimos anos.
O “Batuque de Mulheres – Etapa 2025” tem patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, via Lei Câmara Cascudo.
A realização é da Cores Que Tocam Produções e do GAMI – Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes, com produção da Guria Produtora e da Pólen Aceleradora, além do apoio do Festival Camomila.
O evento é gratuito e aberto ao público, com programação completa disponível nos perfis do Instagram @batuquedemulheres e @gamimulheres.
Classificação Indicativa: Livre