Cidades
Era só mais um momento de risadas e conversas entre os primos Igor e Silas; eles estavam no apartamento de um deles, na cidade de Fortaleza, Ceará. Entre um riso e outro, Igor, que estava tomando leite com flocos crocantes, se engasgou e começou a ficar sem ar.
O primo agiu rápido; Silas quando se deparou com a situação aplicou imediatamente uma manobra de desengasgo conhecida como Heimlich, que consiste em efetuar trações abominais com objetivo de desobstruir as vias aéreas.
Toda a cena foi registrada pelas câmeras do circuito interno de segurança do apartamento. Tudo foi captado com nitidez, desde as movimentações de Igor tossindo e ficando sem ar por conta do engasgo, até o primo Silas executando a manobra Heimlich que salvou uma vida naquela noite.
Todo mundo achou que era uma brincadeira
A mãe do adolescente, a empresária Lione Vasconcelos, de 46 anos, contou que Silas pensou que se tratava de uma brincadeira.
Já com dificuldade para respirar e tossindo bastante, Igor correu até a cozinha, onde a tia Joana limpava a pia após o jantar. Ela tentou ajudá-lo, batendo em suas costas e pedindo que levantasse os braços.
É aí que o Silas se toca e vê que o Igor não tava brincando, que realmente ele tava engasgado. E aí começa a aflição, o desespero. A Joana disse que não sabia como agir, passava o pano na pia. A gente até começou a rir revendo o vídeo várias vezes depois, vendo os detalhes. Ela disse que ficou tão apavorada, que não sabia o que fazer”, relatou Lione.
Em meio à confusão, Joana pediu ao filho que buscasse ajuda na casa de um vizinho médico. Silas chegou a sair, mas decidiu voltar imediatamente para prestar socorro ao primo.
“O Silas disse que, quando saiu na porta pra poder pedir ajuda, ele pensou… E eu tenho certeza que foi o Espírito Santo mesmo que agiu. Ele pensou: ‘se eu pedir ajuda, como a minha mãe não está sabendo socorrer, o Igor vai estar morto quando eu voltar’. Então ele já retornou na hora e fez a manobra. E foi isso que salvou o Igor”, contou a mãe.
Ver essa foto no Instagram
Silas havia aprendido a técnica de Heimlich com o irmão mais velho, Eduardo, que se interessava por primeiros socorros e já havia explicado ao caçula como agir em casos de engasgo.
“Ele [Eduardo, irmão de Silas] tem aquelas curiosidades que algumas pessoas têm, de saber como salvar uma pessoa. Ele viu alguns vídeos de internet. E, dessa vez, o Silas colocou em prática o que tinha conversado com o irmão”, acrescentou Lione.
A empresária também destacou que a relação próxima entre os primos foi determinante para a ação rápida. Depois de conseguir fazer Igor expelir parte do líquido e voltar a respirar melhor, Silas ainda acalmou a mãe, que não tinha percebido que o primo já estava fora de perigo.
O passo-a-passo para realizar a manobra de Heimlich consiste em:
• Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços;
• Fechar um das mãos com o polegar para baixo, posicionando-a na região superior do abdômen, entre o umbigo e a caixa torácica;
• Colocar a mão livre sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;
• Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima, como se desenhasse um "c" ou uma vírgula com o punho;
• Repetir a manobra até que a respiração melhore ou a pessoa fique inconsciente.
• Na maioria das vezes, estes passos são suficientes para que o objeto seja expelido, entretanto, a vítima pode continuar sem conseguir respirar corretamente e acabar desmaiando em alguns casos. Se isso acontecer, deve-se interromper a manobra e iniciar a massagem cardíaca.
Classificação Indicativa: Livre