Cidades
Publicado em 05/07/2025, às 12h36 Aryela Souza
O Grupo Pensar RN realizou mais um importante seminário nesta semana, no auditório do Colégio e Curso Hipócrates Zona Sul, em Candelária, desta vez voltado para discutir a realidade espacial e as potencialidades socioambientais e econômicas da microrregião do Vale do Açu, no interior do Rio Grande do Norte. O encontro, que reuniu acadêmicos, especialistas, gestores e estudantes, aconteceu no município de Assu, principal cidade da região e sede da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
A palestra central foi conduzida pelo Prof. Dr. Raimundo Inácio, economista e geógrafo da UERN, que apresentou um panorama detalhado da região composta pelos municípios de Açu, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Jucurutu, Pendências, Porto do Mangue e São Rafael. Segundo o professor, o Vale do Açu se destaca como a região mais rica do interior do estado, reunindo diversas cadeias produtivas e um dos maiores recursos estratégicos do semiárido potiguar: a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, com capacidade de armazenar 2,4 bilhões de litros d’água.
O Vale do Açu é um território que concentra um grande potencial produtivo e ambiental. É preciso pensar políticas públicas à altura dessa importância estratégica para o desenvolvimento do RN”, afirmou o Dr. Raimundo.
Entre os pontos de destaque da microrregião estão:
Além do professor Raimundo Inácio, estiveram presentes no seminário o ex-superintendente do DNIT Walter Fernandes, o ex-gerente da CONAB-RN, o superintendente do IBAMA-RN, Rivaldo Fernandes, mestre em geografia pela UFRN, o ex-diretor da Escola de Polícia do RN Heráclito Noé, o diretor do Colégio Hipócrates Zona Sul José Ferreira, além de outros profissionais, acadêmicos e estudantes com destaque a presença do Prefeito João Eudes do município de Itajá do Vale do Assu.
O evento reforçou a importância da espacialização socioeconômica dentro da abordagem do projetamento do economista Ignacio Rangel como ferramenta para o planejamento regional e o aproveitamento racional dos recursos do território potiguar tendo o Estado como condutor do desenvolvimento junto as populações e a iniciativa privada.lk
Desde o ano passado, o Grupo Pensar RN vem promovendo debates estratégicos em áreas-chave do estado. O grupo já visitou a FIERN para conhecer o Projeto RN+ e o Centro de Inovação do SENAI, aprofundando o debate sobre energias renováveis.
O próximo encontro do grupo está marcado para o dia 1º de agosto, com foco na problemática da segurança pública do RN, com condução do ex-delegado Heráclito Noé. Na sequência, o grupo irá discutir as potencialidades da região de Mossoró, em exposição a ser conduzida pelo professor Emanuel Nunes.
Com iniciativas como essa, o Grupo Pensar RN se consolida como um importante espaço de formulação de ideias e articulação de soluções para o desenvolvimento do estado.
Classificação Indicativa: Livre