Cidades
Se você só consegue treinar no fim de semana, não precisa se sentir culpado.
Pesquisas recentes mostram que malhar apenas aos sábados e domingos pode trazer benefícios semelhantes aos de quem se exercita diariamente.
Estudo com 90 mil participantes
Um levantamento publicado na revista Circulation, feito por pesquisadores do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, acompanhou cerca de 90 mil pessoas.
Utilizando dispositivos de monitoramento, eles mediram tempo e intensidade do exercício e descobriram que quem concentra a prática em dois dias reduz o risco de desenvolver 264 doenças, incluindo problemas cardíacos, diabetes e alguns tipos de câncer.
Recomendações da OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 minutos semanais de atividade física moderada ou intensa para manter a saúde em dia — seja dividindo em pequenas sessões diárias ou concentrando em poucos dias.
Benefícios para a forma física
Outro estudo, publicado na revista Obesity, aponta que treinar só no fim de semana também favorece a redução da gordura abdominal, ajuda a diminuir a circunferência da cintura e contribui para um IMC saudável.
Concentração pode ser eficiente
Concentrar os treinos em apenas dois dias pode ser tão eficiente quanto se exercitar ao longo da semana.
Portanto, se a correria do dia a dia impede treinos diários, manter uma rotina de exercícios aos sábados e domingos já é o suficiente para colher ótimos resultados para a saúde e a forma física.
Classificação Indicativa: Livre