Cidades

SETURN ganha tempo e diz que não haverá greve de motoristas de ônibus em Natal

Reunião adiou o indicativo de paralisação dos ônibus de Natal para a próxima semana - Reprodução
Decisão de adiar a greve foi tomada após reunião de mediação ocorrida nesta terça-feira (20) na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego  |   BNews Natal - Divulgação Reunião adiou o indicativo de paralisação dos ônibus de Natal para a próxima semana - Reprodução

Publicado em 20/05/2025, às 14h18   Redação



Após uma reunião tensa e prolongada, que durou cerca de três horas, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (SETURN) diz que conseguiu evitar, "de forma temporária", a deflagração da greve anunciada pelos motoristas de ônibus para esta quarta-feira, dia 21.

O encontro, realizado com representantes sindicais, ainda segundo o SETURN, "resultou no adiamento do indicativo de paralisação para a próxima terça-feira (27)", quando uma nova rodada de negociação está marcada.

A decisão foi tomada após reunião de mediação ocorrida nesta terça-feira (20) na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), que resultou no agendamento de uma nova rodada de negociação entre empresas e trabalhadores.

Segundo o coordenador jurídico do Seturn, Augusto Maranhão Valle, o acordo provisório foi possível graças ao esforço das partes envolvidas em manter o diálogo. “Foi uma vitória momentânea. Conseguimos postergar a greve, mas precisamos avançar muito ainda. Cada categoria vai analisar a proposta apresentada até a próxima reunião”, afirmou.

Maranhão destaca que as negociações enfrentam uma série de dificuldades, especialmente por conta das limitações econômicas enfrentadas pelo setor e da insegurança jurídica que atinge as empresas de transporte urbano. “Temos um processo de licitação em curso que vem se arrastando há mais de dez anos. Além disso, há perda da demanda pelo transporte público, agravada pela concorrência dos tranportes por aplicativos frustrando a receita das empresas”, disse.

Apesar do cenário desafiador, o Seturn apresentou proposta de reajuste salarial com ganho real. De acordo com Augusto Maranhão, a proposta inclui recomposição integral da inflação e aumento 7,5% de reajuste no ticket alimentação e no plano de saúde. “É um esforço significativo em meio a uma crise econômica e instabilidade financeira. Nenhuma categoria tem conseguido ganhos reais como os que estamos oferecendo neste momento”, pontuou.

A categoria dos motoristas, representada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro), cobra um reajuste salarial de 7,5%, aumento no vale-refeição para R$ 575,00 (reajuste de 30%) e reajuste de 15,5% na mensalidade do plano de saúde.

O Seturn solicitou o tempo adicional para recalcular os impactos da proposta e buscar diálogo com a Prefeitura do Natal, visando avaliar a viabilidade das reivindicações econômicas da categoria. “Estamos tentando construir uma solução sustentável, tanto para os motoristas quanto para o sistema de transporte coletivo, que é essencial à população. Precisamos garantir que esse serviço continue operando de forma eficiente e permanente, inclusive nas madrugadas, quando muitos profissionais dependem do ônibus para trabalhar”, finalizou Maranhão.

A expectativa é de que a nova reunião na terça-feira (27) seja decisiva para o desfecho da negociação e para garantir a continuidade do serviço sem interrupções à população da capital potiguar.

Leia também

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating