Cidades

Petrobras anuncia novo poço em águas profundas no RN com alto potencial de petróleo

Reunião entre a Petrobras e o governo do RN discute novos investimentos e parcerias - Divulgação
Localizado a 52 km da costa do RN, o poço Mãe Ouro pode gerar empregos e impulsionar a economia local  |   BNews Natal - Divulgação Reunião entre a Petrobras e o governo do RN discute novos investimentos e parcerias - Divulgação
Gabi Fernandes

por Gabi Fernandes

Publicado em 23/08/2025, às 15h50



A Petrobras anunciou a perfuração de um novo poço exploratório em águas profundas na Bacia Potiguar, no litoral do Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito na sexta-feira (22), durante reunião entre a presidente da estatal, Magda Chambriard, e a governadora Fátima Bezerra, em Brasília.

O poço, batizado de Mãe Ouro, será o terceiro perfurado na região e está localizado a cerca de 52 km da costa, em lâmina d’água superior a 2 mil metros. Segundo a Petrobras, levantamentos sísmicos indicam forte potencial de descoberta de petróleo, o que pode viabilizar a formação de um cluster offshore de produção de óleo e gás.

A previsão é que a sonda chegue ao local em janeiro, após liberação do Ibama para sua transferência. Os poços Pitu Oeste e Anhangá, já perfurados nos blocos BM-POT-17 e POT-M-762, também compõem essa frente de exploração, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

A governadora Fátima Bezerra celebrou o anúncio como um sinal claro de compromisso da Petrobras com o desenvolvimento da Margem Equatorial e destacou o potencial de geração de emprego, renda e crescimento econômico para o estado.

“Estamos muito felizes com essa notícia. Esses investimentos sinalizam uma nova fase para o setor energético do RN”, afirmou.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca, reforçou que as chances de novas descobertas no poço Mãe Ouro são altamente promissoras, fortalecendo o caminho para consolidar um cluster de produção offshore no estado.

Participaram da reunião os diretores da Petrobras Sylvia dos Anjos (Exploração e Produção), Angélica Laureano (Transição Energética e Sustentabilidade) e Francisco Vervloet (Relações Institucionais), além de representantes do Governo do RN, como o procurador-adjunto da PGE, Dr. José Duarte Santana, a presidente da Potigás, Marina Melo, e o diretor técnico do Idema, Thales Dantas.

Durante o encontro, também foi definida uma visita da presidente Magda Chambriard ao Rio Grande do Norte em outubro, para discutir novos investimentos e parcerias. Em outra reunião, a governadora tratou com o gerente de Comunicação e Patrocínio da Petrobras, Luiz Fernando, sobre possíveis ações nas áreas social e cultural.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating