Cidades

Natal sedia oficina internacional da OMS sobre jornalismo de soluções para segurança no trânsito

Segundo dados divulgados pela OMS, cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem por ano em sinistros de trânsito no mundo - Reprodução/Internet
A capital potiguar foi escolhida como exemplo de boas práticas em mobilidade urbana e redução de mortes no trânsito  |   BNews Natal - Divulgação Segundo dados divulgados pela OMS, cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem por ano em sinistros de trânsito no mundo - Reprodução/Internet

Publicado em 24/07/2025, às 13h14   Júnior Teixeira



Natal se tornou o centro de um importante debate internacional sobre segurança viária e jornalismo propositivo. A capital potiguar sediou, nos dias 22 e 23 de julho, a Oficina Internacional sobre Jornalismo de Soluções para Segurança Viária.

A ação foi elaborada e executada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O evento aconteceu no Hotel Holiday Inn e reuniu jornalistas especializados em trânsito de diversos países das Américas. O objetivo foi capacitar os profissionais na produção de reportagens voltadas para soluções eficazes na redução de sinistros e melhoria da segurança no trânsito.

Natal é destaque em mobilidade urbana

A escolha da capital potiguar como sede da oficina foi motivada pelos avanços implantados na mobilidade urbana da cidade, que têm contribuído para a redução de acidentes fatais e aumento da segurança viária.

Um dos principais exemplos apresentados foi a reestruturação viária com implantação do sistema binário nas avenidas Jaguarari e São José, além da reconfiguração da Avenida Praia de Ponta Negra.

Impacto global e debate de soluções

Segundo dados divulgados pela OMS, cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem por ano em sinistros de trânsito no mundo.

Outras 20 a 50 milhões sobrevivem com lesões, muitas delas graves ou permanentes. No Brasil, 35 mil mortes foram registradas apenas em 2024.

Além do impacto humano, os acidentes geram altos custos para os sistemas de saúde, comprometendo até 3% do PIB de alguns países.

A oficina debateu temas como:

Panorama da segurança viária nas Américas;

Cobertura da mídia sobre trânsito;

Estratégias e respostas para a crise de segurança viária;

Experiências locais de reestruturação urbana em Natal;

Perspectivas de vítimas e familiares, com a jornalista Celia Morales, da Guatemala;

Comunicação como ferramenta de prevenção;

Uso de dados no jornalismo de trânsito;

Experiência da Associação de Jornalistas de Trânsito e Transporte da Argentina, com Romina Winer.

Reconhecimento nacional

Natal já havia ganhado projeção nacional em junho deste ano, ao ser premiada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, durante o evento do Maio Amarelo, em São Paulo.

A premiação reconheceu as melhores ações voltadas à preservação de vidas no trânsito.

leia também

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating