Cidades
O Parque das Dunas, em Natal, realizou nesta terça-feira (14) a inauguração do primeiro meliponário instalado em parques urbanos do Brasil. Fica na nova Trilha dos Sentidos, e é mais uma oportunidade de educação ambiental, conservação da biodiversidade e inclusão social. O investimento foi de R$ 766 mil.
Meliponário é um espaço dedicado à criação, manejo e conservação de abelhas sem ferrão.
Na ocasião também foi divulgada uma novidade que vai beneficiar todos os visitantes do Parque das Dunas: sinal de internet via Wi-Fi gratuito.
Por fim, a governadora Fátima Bezerra aproveitou a ocasião e assinou um Termo de Compensação Ambiental junto à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), que vai realizar um investimento de R$ 2,73 milhões no Parque das Dunas.
O projeto inclui a melhoria da infraestrutura, aquisição de equipamentos e execução de projetos voltados à administração, pesquisa científica, educação ambiental, turismo sustentável e proteção da unidade de conservação.
O novo espaço de educação ambiental do parque faz parte do projeto “Educação Ambiental e Abelhas Nativas da Mata Atlântica”, instalado por meio de uma parceria com a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), com apoio e recursos da ADM Cares, em parceria com o Governo do RN e Idema. Ele conta com 20 caixas/colméias de abelhas das espécies Uruçu e Canudo, sem ferrão.
A iniciativa fortalece o papel da unidade de conservação como espaço de educação ambiental, conservação da biodiversidade e envolvimento comunitário com práticas sustentáveis.
Werner Farkatt, diretor-geral do Idema, também celebrou a conquista desse importante espaço para a integração da sociedade potiguar com a pauta da sustentabilidade.
“Vão ser seis meliponários implantados em parques no Brasil, e o primeiro é o do Parque das Dunas. Isso mostra a importância dessa unidade de conservação dentro da nossa cidade, como um pulmão para todos nós que vivemos aqui” disse Farkatt.
A ação pioneira de integrar um meliponário ao alcance de toda a população no Parque das Dunas traz um valor importante também ao turismo, uma das principais atividades econômicas do estado.
Meire Sorage, gestora do Parque das Dunas, comentou sobre a integração do meliponário na ao turismo.
“Este é o primeiro meliponário didático do Rio Grande do Norte, e essa é uma pauta extremamente importante porque muita gente hoje viaja pelo turismo de natureza, e aqui poderão conhecer o mundo das abelhas. Vamos trabalhar aqui com abelhas sem ferrão, o que é muito bacana pois não oferece nenhum risco para as pessoas”, explica Meire Sorage.
Marina Marinho, secretária estadual de Turismo, corrobora a ideia destacando a importância turística do Parque das Dunas.
“Uma das prioridades da governadora Fátima Bezerra é integrar o desenvolvimento do turismo a uma perspectiva sustentável, e o Parque das Dunas já é uma referência para quem vem ao nosso estado e sabe que é um equipamento importante para a promoção do turismo, nos oferecendo essa atratividade para viver a experiência de contato com a natureza do Rio Grande do Norte”, completou Marina Marinho.
É uma atividade sensorial de educação ambiental que visa explorar os órgãos dos sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar) através da interação com o ambiente, frequentemente com os olhos vendados, para aguçar os sentidos e promover a percepção e a conexão com a natureza.
Leia também
Classificação Indicativa: Livre