Cidades
O Centro de Tradições Baianas abre inscrições para a 2ª edição da Oficina Gastronômica de Terreiro Sabores e Saberes Ancestrais. O evento será realizado na sede do CTB, no bairro de Capim Macio, em Natal, e terá início neste sábado (23), das 7h às 12h, com café da manhã incluso.
A primeira oficina será dedicada à Feijoada de Ogum, prato sagrado que celebra o orixá guerreiro, símbolo de força, coragem e proteção. O objetivo é promover a valorização da cultura afro-brasileira por meio da culinária tradicional baiana.
Além da feijoada, nesta edição os participantes também aprenderão a preparar comida para Caboclos, inspirada na cozinha indígena, e o tradicional acarajé baiano.
As aulas das oficinas são gratuitas e serão ministradas por Edson de Oxumarê, Babalorixá e especialista em gastronomia de terreiro, conhecido como Ed do Acarajé. Ele trará sua vasta experiência e conexão com as tradições afro-brasileiras, promovendo um espaço de aprendizado, fortalecimento cultural e muito sabor.
As inscrições devem ser feitas diretamente com o especialista Ed, por meio do WhatsApp (vagas limitadas), no número (84) 99653-5176.
Durante as atividades, haverá interpretação em Libras para o público presente.
O projeto contará com três encontros ao longo de 2025, cada um abordando um rito gastronômico, ensinando receitas autênticas e explicando o significado cultural de cada prato.
A oficina vai explorar o prato tradicional dedicado a Ogum, destacando sua espiritualidade e os acompanhamentos típicos.
A atividade tem o objetivo de resgatar as tradições indígenas e integrar história à gastronomia contemporânea.
O encontro abordará o preparo do acarajé e sua importância religiosa e cultural dentro do Candomblé.
A Oficina Gastronômica CTB YLÊ AXÉ MEÃN UNCY busca promover o conhecimento e a valorização da gastronomia iorubá, capacitando profissionais da área e oferecendo à sociedade, estudantes e membros de povos de terreiro, uma experiência imersiva na tradição culinária afro-brasileira.
A iniciativa teve início em julho de 2024, com a realização da primeira edição, concluída em quatro encontros com os participantes. O projeto conta com incentivo da PNAB ESTADUAL - Política Nacional Aldir Blanc.
Ao ensinar a história e os significados dos pratos rituais, o projeto busca combater preconceitos e a intolerância religiosa, permitindo que a sociedade conheça e respeite as práticas de matriz africana.
Para a cultura potiguar, a proposta amplia o reconhecimento das influências afrodescendentes na gastronomia e na identidade local, incentivando a valorização do Candomblé e da cultura dos povos de terreiro no Rio Grande do Norte.
O quê: 2ª Edição da Oficina Gastronômica Comida de Terreiro Sabores e Saberes Ancestrais em Natal
Quando: 23 de agosto de 2025 (sábado)
Onde: Sede do Centro de Tradições Baianas de Natal – Rua Walter Duarte Pereira, 1757 – Capim Macio, Natal/RN – CEP 59082-470
Horário: Das 7h às 12h (com café da manhã incluso)
Classificação Indicativa: Livre