Cidades

Natal realiza primeiro encontro de saúde da população negra e debate racismo no SUS

Secretaria Municipal de Saúde - SMS
Primeiro Encontro em Natal visa implementar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e combater o racismo no SUS  |   BNews Natal - Divulgação Secretaria Municipal de Saúde - SMS
Leonardo Silva

por Leonardo Silva

[email protected]

Publicado em 31/08/2025, às 11h21



Natal sediou o Primeiro Encontro de Discussão para Promoção da Saúde da População Negra, iniciativa voltada à implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), com foco no enfrentamento ao racismo institucional dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro reuniu representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, da Superintendência do Ministério da Saúde no RN (SEMS-RN), da Diretoria de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde (DPIPS) da SESAP RN, além da equipe de Apoio Estratégico para a Implementação da PNSIPN do Ministério da Saúde e da Fiocruz.

Foram apresentadas informações estratégicas para subsidiar decisões baseadas nos dados coletados no território.

“Este é um momento fundamental para iniciarmos a implementação dessa política no município. Estamos dando o primeiro passo para garantir saúde de qualidade à população negra e enfrentar o racismo”, explicou Sandra Raissa, Secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS). Raissa acrescentou que o próximo passo será a formação de uma comissão e a eleição de um representante para coordenar a execução da política.

Para Elizama Batista da Costa, diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), iniciativas como esta são essenciais para assegurar acesso à saúde e respeitar os princípios de universalidade, integralidade e equidade do SUS.

“A população negra ainda enfrenta maiores desafios relacionados à saúde, incluindo maior incidência de doenças crônicas. Esse olhar específico permite que a rede de atenção identifique, acolha e solucione essas demandas”, destacou.

A PNSIPN é uma política do Ministério da Saúde que busca reduzir desigualdades no SUS e promover a saúde da população negra de forma integral, reconhecendo que as iniquidades em saúde resultam de processos socioeconômicos e culturais injustos, em especial o racismo, que impactam diretamente a morbimortalidade desse grupo.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating