Geral
Agosto de 2025 termina com temperaturas em elevação, e a primeira semana de setembro promete um calor intenso em diversas regiões do Brasil.
O Centro-Oeste, Pará, Tocantins e o interior do Nordeste podem registrar temperaturas próximas ou até superiores a 40°C nos próximos dias. No Sudeste, a elevação também será significativa: áreas do oeste e norte de São Paulo e Minas Gerais podem atingir entre 34°C e 37°C.
O estado do Paraná não escapará do aquecimento, com temperaturas que podem chegar a 34°C e 36°C em sua porção noroeste. Na capital paulista, a expectativa é que os termômetros superem os 30°C já a partir da próxima quarta-feira (3).
A última semana de agosto termina com a intensificação de ventos quentes que sopram do Norte em direção ao Sul do país, elevando as temperaturas mesmo nas regiões mais frias.
Na primeira semana de setembro, a circulação de ventos em diferentes camadas da atmosfera vai impedir a entrada de massas de ar polar no Brasil, desviando as frentes frias para alto-mar.
A ausência do ar polar, combinada com a pouca nebulosidade, resultará em um aumento da insolação em praticamente todo o país. Com muitas horas de sol forte, a tendência é que o aquecimento seja ainda maior.
Com a elevação das temperaturas, os níveis de umidade do ar devem cair drasticamente em grande parte do Brasil. Diversas áreas do Centro-Oeste, Sudeste, interior do Nordeste, Tocantins e Paraná podem registrar índices entre 21% e 30%. Em algumas regiões, a umidade pode ficar até abaixo dos 20%, o que exige atenção e cuidados com a saúde.
A previsão de chuvas para a primeira semana de setembro é de concentração no extremo sul do país, com risco de tempestades, especialmente no Rio Grande do Sul. Além disso, pancadas de chuva devem ser frequentes na costa leste do Nordeste e nos estados de Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.
Classificação Indicativa: Livre