Cidades

Natal lança versão física da carteira para pessoas autistas e amplia políticas de inclusão

A CIPTEA foi estabelecida pela Lei Municipal nº 7.840, sancionada em 2025 - Roberto Dziura Jr/AEN-PR
A emissão da versão física da carteira começa a partir desta terça-feira (2). O agendamento deve ser feito pelo aplicativo Natal Digital  |   BNews Natal - Divulgação A CIPTEA foi estabelecida pela Lei Municipal nº 7.840, sancionada em 2025 - Roberto Dziura Jr/AEN-PR
José Nilton Jr.

por José Nilton Jr.

Publicado em 01/09/2025, às 17h00



Nesta segunda-feira (1º), a Prefeitura do Natal participou do lançamento da campanha Setembro Verde, que tem como objetivo a inclusão das pessoas com deficiência. Durante a cerimônia, que aconteceu no auditório da FIERN, foi entregue a impressora que irá emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em formato físico.

O documento, que já existia na versão digital, agora passa a ser disponibilizado também de maneira impressa, representando mais praticidade para famílias e instituições que atendem pessoas autistas. A novidade reforça a política municipal de inclusão ao garantir maior visibilidade e respeito às necessidades específicas desse público.

A CIPTEA foi estabelecida pela Lei Municipal nº 7.840, sancionada em 2025 pelo prefeito Paulinho Freire. Com validade oficial, o documento assegura direitos e facilita o acesso a serviços e espaços públicos e privados.

Avanços na inclusão

A vice-prefeita Joanna Guerra ressaltou que a novidade simboliza um marco importante para a cidade. De acordo com ela, a emissão física da carteira se soma a outras iniciativas em andamento, como a contratação de 60 professores especializados, ações de visibilidade e ampliação de serviços voltados à inclusão. 

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O vereador Tércio Tinoco também destacou a importância da medida. Ele fez agradecimentos à Prefeitura e à Câmara Municipal pela parceria, ressaltando que a entrega da impressora marca o início do Setembro Verde em Natal.

Como solicitar a CIPTEA

A emissão da versão física da carteira começa a partir desta terça-feira (2). O agendamento deve ser feito pelo aplicativo Natal Digital.

No dia marcado, o interessado deve comparecer à SEMIDH, localizada na Rua Jundiaí, 644, em Tirol. O interessado deve levar RG, CPF, comprovante de residência, foto 3x4 e laudo médico com CID e CRM.

Classificação Indicativa: Livre

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