Cidades

[VÍDEO] Menina Bianca tem final triste em acidente no cânion do Parque Nacional da Serra Geral; governador do RS lamenta

Acidente ocorreu no Parque Nacional da Serra Geral, famoso por suas trilhas e paisagens naturais; tragédia choca a comunidade. - Divulgação
Cânion Fortaleza, atração turística, se torna cenário de dor; segurança em áreas de risco é questionada após o incidente  |   BNews Natal - Divulgação Acidente ocorreu no Parque Nacional da Serra Geral, famoso por suas trilhas e paisagens naturais; tragédia choca a comunidade. - Divulgação

Publicado em 11/07/2025, às 08h08   Dani Oliveira



O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul confirmou no final da noite a morte de uma menina de 11 anos que caiu em um cânion do Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul.

A criança foi localizada por volta das 23h, dez horas após o acidente, a cerca de 70 metros do local da queda. As equipes de resgate conseguiram chegar até a menina por meio de um sistema de rapel, mas ela já estava sem vida.

Segundo autoridades locais, a menina tinha transtorno do espectro autista (TEA) e passeava com os pais, turistas de Curitiba (PR), no alto do mirante e saiu correndo numa área sem cerca de proteção.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, prestou solidariedade à família da menina Bianca:

'Quero deixar um abraço, solidariedade, todo o meu carinho para a família, que certamente nesse momento sente uma dor imensa, uma perda irreparável. E quero destacar e agradecer toda a dedicação das nossas forças de segurança do Rio Grande do Sul. Os nossos bombeiros militares, a nossa brigada militar, a nossa polícia civil, que entraram em campo com agilidade e com muita dedicação.

Com os nossos helicópteros, com drones, com câmera térmica, desceram de rapel 70 metros durante a noite, em condições muito difíceis. Mas se entregaram totalmente, como é a característica deles, na missão que cumprem, para poder resgatar a Bianca. Infelizmente, a encontraram sem vida e fazem com todo o cuidado, com todo o respeito, a remoção do corpo dela, para esse momento difícil para a família'.

Como é o local do acidente
O cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral a 23 quilômetros do centro da cidade e é uma das atrações turísticas naturais da região. Ele recebe visitantes que buscam caminhadas, paisagens e contato com os ecossistemas da região.

Com 7,5 quilômetros de extensão, 2 mil metros de largura e altitude de 1.157 metros acima do nível do mar, o Cânion Fortaleza é formado por paredes que lembram muralhas, segundo a prefeitura.

O local é o mais conhecido e visitado do parque, com acesso por meio da rodovia CS-012, no km 22.

A área conta com trilhas autoguiadas. Entre elas:

• Trilha do Mirante, ponto de onde se pode visualizar toda a extensão do cânion, o litoral, a cidade de Torres e a planície catarinense;
• Quebra-Cangalha, que dá continuidade ao trajeto do mirante;
• Trilha da Cachoeira do Tigre Preto, com aproximadamente 250 metros de queda d'água;
• Borda Sul, permite a observação de todas as paredes e fendas do cânion, além da formação vegetal da mata nebular e dos campos de cima da serra. A trilha leva os visitantes até o ponto do mirante, de onde se observa a totalidade do cânion, incluindo suas paredes mais profundas, com cerca de 900 metros de altura.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating