Cidades
Publicado em 06/05/2025, às 19h36 - Atualizado às 19h51 Redação
Macaíba alcançou, entre janeiro e abril de 2025, o menor índice de homicídios da última década: foram registradas 11 mortes violentas, conforme dados do Observatório Municipal de Segurança Pública, com base na COINE/SESED. Isso representa uma redução de quase 70% em comparação ao mesmo período de 2021, quando ocorreram 35 homicídios. Este é o terceiro ano seguido em que os índices caem, evidenciando uma melhoria contínua na segurança pública do município.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Kléber Macêdo, esse resultado positivo é fruto da cooperação entre a administração municipal e as polícias Civil e Militar. A estratégia adotada foca na prevenção, inteligência e resposta ágil, com destaque para o monitoramento urbano em tempo real, operações integradas com a PM, investigações qualificadas com apoio da Polícia Civil e do ITEP, além da consolidação do Observatório de Segurança e atuação próxima à comunidade, especialmente em áreas mais vulneráveis.
A cidade conta com o Centro de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), considerado um dos mais avançados centros de videomonitoramento do estado, onde também funciona a central de despacho da PMRN. O município continua comprometido com a proteção da vida e a preservação da ordem, investindo em tecnologia, inteligência policial e estreitamento dos laços com a população. “Esse resultado comprova que a integração entre o município e o Estado traz impactos reais. Vamos continuar trabalhando para fazer de Macaíba um exemplo em segurança pública no Rio Grande do Norte”, afirmou o secretário Kléber.
Além das ações voltadas à segurança — incluindo a realização de concurso para a formação da Guarda Municipal —, a gestão do prefeito Emídio Júnior (PP) também tem priorizado o esporte, por meio da construção e reforma de praças esportivas e apoio a diversas competições, bem como avanços na educação, com mais vagas em tempo integral, e iniciativas na área social, especialmente voltadas para crianças e adolescentes.
Classificação Indicativa: Livre